Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/8018
Título: O pensamento do professor : relação entre as decisões pré-interactivas e os comportamentos interactivos de ensino em educação física
Autor: Januário, Carlos Alberto Serrão dos Santos
Orientador: Costa, Francisco Alberto Arruda Carreiro da
Palavras-chave: Comportamento
Educação física
Ensino
Professores
Data de Defesa: 1992
Citação: Januário, Carlos A. Serrão dos Santos (1992) - O pensamento do professor : relação entre as decisões pré-interactivas e os comportamentos interactivos de ensino em educação física. Tese de Doutoramento. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: 0 objectivo do estudo centra-se na ligação entre pensamento e acção do professor. A amostra é constituida por 22 professores de Educação Física, leccionando duas aulas em ambiente real de ensino. Analisou-se os pensamentos e decisões pré-interactivas através de uma entrevista estruturada prévia a cada aula, sendo aplicados 8 sistemas de análise de conteúdo; pela observação sistemática determinou-se o perfil interactivo de ensino, aplicando-se 4 sistemas de observação do comportamento do professor e um sistema de observação de alunos, num total de 69 variáveis ou modalidades de variáveis. Os dados foram tratados por intermédio do SPAD, utilizando-se técnicas de correlação e da estatística multivariada. Principais resultados: comprovou-se a intencionalidade dos pensamentos pré-interactivos sobre o comportamento interactivo; as relações intrafases são mais consistentes do que as interfases; as relações entre as variáveis da fase pré-interactiva são mais intensas e frequentes; a um processo de planeamento mais rico correspondeu melhores indicadores de comportamento interactivo; as variáveis da participação do aluno são as que têm mais relações, no conjunto das duas fases de ensino; o comportamento interactivo verbal do professor apresenta-se como pouco relacionado com as decisões de planeamento; a experiência profissional, considerando professores estagiários e com experiência, distingue essencialmente o perfil pré-interactivo; os mais experientes apresentam uma maior complexidade no processo de pensamento.
Descrição: Doutoramento em Ciências da Educação na especialidade de Análise e Organização de Situações de Educação.
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/8018
Aparece nas colecções:BFMH - Teses de Doutoramento / Ph.D.Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese_D94_Carlos_Janurio__Rs.pdf96,74 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.