Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/8015
Título: A comunicação política em eleições autárquicas : o caso do Município de Mangualde
Autor: Pedro, Mélissa Gaël de Sousa
Orientador: Espírito Santo, Paula
Palavras-chave: Propaganda política
Marketing
Cartazes propagandísticos
Campanha eleitoral
Data de Defesa: 2014
Editora: Instituto Superior de Ciênias Sociais e Políticas
Resumo: A propaganda política alia - se ao marketing para ser estudada e pensada meticulosamente com a finalidade de convencer o seu público - alvo que, neste caso, são os eleitores. Como afirma Caetano, Simões e Gravelho (2012: 19) sobre a temática da propag anda, esta é uma técnica de comunicação que tem por fim difundir uma ideia, crença ou convicção, com o objetivo de as vulgarizar e com o objetivo de obter apoio . Os nossos objetivos são conhecer o tipo de comunicação política da autarquia de Mangualde e de screvê - la, assim como verificar se esta é usada da melhor forma tendo em conta a sua população; analisar a comunicação interna desta autarquia; fazer o levantamento de todo o material da campanha eleitoral de 2009 e 2013 correspondente à propaganda efetuad a e às suas estratégias ; comparar os cartazes propagandísticos de 2009 - em que o João Azevedo nunca assumiu o poder - e 2013 - em que este já esteve no poder - e, por fim, elaborar um plano estratégico de propaganda política para a campanha eleitoral de J oão Azevedo deste ano, 2013 . A nível metodológico iremos utilizar a sistematização de conteúdo, a pesquisa documental, e iremos também utilizar a observação participante e o estudo de caso.
ABSTRACT Political advertising joins the marketing to be studied and designed meticulously in order to convince your audience that in this case, are the voters. As stated Caet ano, and Gravelho Simões (2012: 19) on the subject of advertising, this is a communication technique that aims to spread an idea, belief or conviction, with the goal of the coarsening and aiming to gain support . Our goals are to meet the kind of political communication of the municipali ty of Mangualde and describe it , and see if this is used in the best way with regard to its population; analyze the internal com munication of this municipality ; take stock of all the material cor responding to the performed and their advertising campa ign strategies of 2009 and 2013 ; compare the propaganda posters 2009 - in the João Azevedo never took power - and 2013 - in which he has been in power - and ultimately develop a strategic plan for t he propaganda campaign of João Azevedo of this year, 2013. Methodologically we will use the systemization of content, document research, and we will also use participant observation and case study.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Ciência Política
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/8015
Aparece nas colecções:BISCSP – Teses de mestrado

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