Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/8005
Título: A comunicação intercultural nas organizações : exemplos Dinamarqueses
Autor: Fernandes, Tânia Filipa Quintão José Fernandes
Orientador: Sebastião, Sónia
Data de Defesa: 2014
Editora: Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
Resumo: Vivemos numa aldeia global onde a comunicação entre culturas de sempenha actualmente um papel central, estando sujeita a desafios. Esta é uma realidade que as organizações que transcendem as suas fronteiras ou contratam tra balhadores estrangeiros também enfrentam. O presente trabalho tem como tema princip al a comunicação intercultural nas organizações e pretendemos compreender se a comunicação intercultural é factor relevante para uma comunicação interna dirigida a trab alhadores estrangeiros. Analisamos, por isso, a comunicação interna que usa comunicação intercultural direccionada a estes colaboradores no sentido descendente (administração – trabalhadores estrangeiros) em duas organizações dinamarquesas com ambiente intercultural. Através da entrevista semidirectiva em profundidade às respons áveis de recursos humanos da Io Interactive e LICengineering , e ainda o inquérito por questionário aos seus empregados estrangeiros, observamos que, de acordo com as respostas dos funcionários, ambas as empresas têm uma comunicação interna que os satisfa z e integra, apesar de uma das organizações utilizar ferramentas específicas de comuni cação intercultural e a outra não. Concluímos, que numa organização internacional, a comunicação inter na, em geral, apresenta elementos de comunicação intercultural, seja pelos princípios universais nos quais assenta a comunicação, como pelo uso de uma língua comum, ou ainda p ela utilização de ferramentas diferenciadas, visando a integração dos seus colabor adores com o objectivo de atingir metas organizacionais.
e live in a global village where communication between cultures is playing a central role and is subject to challenges . This is a reality that organizations that transcend their borders or hire foreign workers also face . This work main theme is intercultural communication in organizations . We intend to understand if intercultural communication is a relevant factor to an internal communication directed to foreign workers . Therefore, we analyze the downward (from administration to foreign workers) i nternal communication that uses intercultural communication in two Danish orga nizations with intercultural environment. Through in-depth interview to Io Interactive and LICengineering human resources managers and questionnaire survey to their foreign employees, we le arnt that, although one company uses specific intercultural communication tools and the other doesn ́t, in both cases the employees answered that the internal communication i s satisfactory and helps to integrate them. We conclude that the internal communication at an international organization has, in general, elements of intercultural communicat ion, whether by using universal principles underlying the communication, or the use of a c ommon language, or the use of different tools, aiming to integrate their employees in order to achieve their organizational goals.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Comunicação Social
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/8005
Aparece nas colecções:BISCSP – Teses de mestrado

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