Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/7982
Título: A relação espácio-temporal entre o comportamento táctico individual, grupal e colectivo nas fases de ataque e defesa no futebol profissional
Autor: Reis, Mário Rui Rodrigues da Silva
Orientador: Araújo, Duarte Fernando da Rosa Belo Patronilho de
Palavras-chave: Coordenação interpessoal
Diagramas de Voronoi
Futebol
Sistemas dinâmicos
Variáveis espácio-temporais
Data de Defesa: 2012
Citação: Reis, Mário Rui (2012) - A relação espácio-temporal entre o comportamento táctico individual, grupal e colectivo nas fases de ataque e defesa no futebol profissional. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: O presente estudo analisou a interacção espácio-temporal de duas equipas de futebol durante um jogo oficial da Primeira Liga Inglesa. Foi utilizado o sistema de tracking Prozone® para a recolha de dados e os diagramas de Voronoi para captar essa interacção. O método de Voronoi divide o espaço de jogo em áreas (polígonos) em função da proximidade a cada jogador, sendo que a dimensão de cada área é dada pelo posicionamento do jogador que a ocupa em relação aos restantes jogadores. Considerámos as áreas de proximidade ocupadas pelos jogadores e pelos sectores das equipas tanto na fase de ataque como na de defesa, e relacionámos esses valores com o valor total da respectiva equipa nas mesmas fases do jogo. Os resultados obtidos mostraram áreas de maiores dimensões para os jogadores e para os sectores mais recuados em ambas as fases do jogo (ataque e defesa). A análise do coeficiente de correlação mostrou uma elevada relação quer dos jogadores do sector defensivo analisados individualmente, quer de todo o sector defensivo e médio para com a área da equipa. Recorrendo à análise do coeficiente de variação, observamos uma maior variabilidade das dimensões das áreas dos jogadores avançados, justificada pela necessidade de criar instabilidade na estrutura defensiva adversária. Através do coeficiente de determinação pudemos mostrar a influência que determinados jogadores possuem nos comportamentos de domínio territorial da equipa. Concluiu-se que a relação espácio-temporal permite perceber as diferentes exigências em termos da gestão do espaço de jogo associada a cada posição dos jogadores, e também dos respectivos sectores das equipas.
Descrição: Mestrado em Treino de Alto Rendimento
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/7982
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Mario Reis - Mestrado - Versao Final.pdf637,74 kBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.