Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/7974
Título: O papel da comunicação não verbal na liderança : bases para um modelo prático
Autor: Rodrigues, Paulo José Farias
Orientador: Ribeiro, Raquel Barbosa
Palavras-chave: Comunicação
Comunicação não verbal
Persuasão
Empresas
Liderança
Data de Defesa: 2014
Editora: Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
Resumo: Uma boa liderança requer modelos de comunicação eficazes e persuasivos. Este projeto pretende analisar modelos de liderança e comunicação de empresas do setor privado enquanto potencial base de inspiração para os agentes soc iais e políticos, na sua atividade de governança. É vasta a literatura publicada sobre comunicação, persuasão e liderança. Porém, um estudo que integre estas dimensões e que constitua a base para um modelo prático poderá oferecer vantagens acrescidas à inv estigação já desenvolvida. A pergunta de partida que suscitou esta investigação é ”qual a influência da comunicação não verbal no processo de persuasão de um líder?” Este projeto tem por objetivos: determinar qual a importância atribuída pelos líderes à C NV; compreender como os líderes utilizam a CNV e estudar o impacto da CNV na relação profissional. Realizou - se uma investigação aplicada, recorrendo ao método qualitativo e envolvendo três técnicas de investigação: entrevistas exploratórias a investigadore s da temática deste estudo, entrevistas individuais em profundidade semiestruturadas a líderes de empresas selecionados de acordo com os critérios amostrais e análise de conteúdo. Os resultados alcançados dão resposta aos objetivos formulados ab initio e i ndicam que a CNV é entendida como um fator muito importante, potenciador da capacidade de persuasão do líder.
A good leadership requires effective and persuasive communication models. This study intends to analyze models of leadership and communication in companies of the private sector as a potential basis for inspiration to the social and political agents in its governance activity. However, a study that integrates these dimensions, and which forms the basis for a practical model may offer added advantages to the research already developed. The key question that is in the basis of this investigation is “How inf luent is the non - verbal communication on the persuasion process of a leader”? This study aims to calculate how much importance leaders give to the non - verbal communication, and study the impact that the non - verbal communication has on a professional relati onship. An applied research project, using the qualitative method and involving three investigation techniques – exploratory interviews, semi - structured in depth individual interviews and content analysis – was developed. The results indicate that the CN V is seen as a very important factor, a leverage tool for the persuasiveness of the leader. Building on the results to be obtained on the empirical part and after its analysis and conclusion, it’s expected to reach the basis of a practical leadership model . conclusion, it’s expected to reach the basis of a practical leadership model.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Comunicação Social
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/7974
Aparece nas colecções:BISCSP – Teses de mestrado



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.