Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/7970
Título: Gerações online na Europa : estudo de caso do consumo de música e rádio na internet em Portugal
Autor: Silva, Hélder José Dias da
Orientador: Mendes, Paula Isabel dos Santos Cordeiro
Palavras-chave: Internet
Rádio
Música
Redes sociais
Gerações
Data de Defesa: 2014
Editora: Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
Resumo: Ao longo do tempo, a música, enquanto expressão artística, tem sido permeável às transformações que foram ocorrendo no domínio tecnológico – sendo esta uma parte intrínseca da sua natureza. Nesse contexto, a Internet é apontada como uma autêntica revolução. Propomo - nos, com este trabalho, entender a forma como os ouvintes de rádio, os utilizadores de redes sociais e os consumidores de música através da web, em 3 gerações distintas, se relacionam com os respetivos conteúdos. Para isso, no caso da rá dio online, levantamos duas hipóteses: a de qu e a audição de rádio na web estará a aumentar, sendo que o principal motivo é a valorização que os utilizadores fazem da maior autonomia que têm na exploração dos conteúdos. Quanto às redes sociais online, leva ntamos a questão de saber se o Facebook é, ou não, a rede social de referência atualmente em Portugal. Apontamos ainda a hipótese de que a principal razão para ter um perfil social online é comunicar. Sobre o consumo de música, as hipóteses são se será a m úsica o conteúdo áudio online preferido, e se a maior parte da música gravada é, atualmente, obtida através de downloads (legais e ilegais).
Over time, music , as an artistic expression , has been susceptible to changes that have occurred in technology - being this intrinsic part of it s nature. In this specific con text, the Internet is seen as a tremendous revolution. The propose of this work, it’s to understand how radio listeners, users of social networks and music listeners through the web , in 3 different generations, relate to th eir respective content s . Fo r this, in the case of online radio, we raise two hypotheses: that the listening to radio on the web is increasing, and the main reason for this is the appreciation that users make of the greater autonomy they have in the exploitation of content s . F or online social networks , we raise the question whether Facebook is , or not , the social network’s reference currently in Portugal . We also pointed out the hypothesis that the main reason for having an online social profile is to communicate. Ov er music listening, the hypothesis are if it will be the preferred audio content online , and if most of recorded music is currently obtained through downloads (both legal or illegal). This work will be based on the analysis to a roll of questions that students , workers and teachers of ISC S P ans wered in 2012, complemented with referenced authors about the main subjects.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Comunicação Social, na especialidade de Comunicação Estratégica
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/7970
Aparece nas colecções:BISCSP – Teses de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese.pdf6,25 MBAdobe PDFVer/Abrir
Resumo.pdf182,28 kBAdobe PDFVer/Abrir
Abstract.pdf177,59 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.