Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/7968
Título: O desenvolvimento de atletas olímpicos : um estudo sobre a política desportiva adotada na cidade de Londrina visando os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016.
Autor: Oliveira, Bruno de Paula
Orientador: Colaço, Carlos Jorge Pinheiro
Palavras-chave: Esportes olímpicos
Jogos olímpicos
Legislação para o esporte
Londrina (Brasil)
Políticas públicas
Data de Defesa: 2011
Citação: Oliveira, Bruno de Paula (2011) - O desenvolvimento de atletas olímpicos : um estudo sobre a política desportiva adotada na cidade de Londrina visando os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: No ano de 2016, os Jogos Olímpicos será sediado na cidade Rio de Janeiro. O Brasil receberá este extraordinário mega evento e, acima de tudo, terá a oportunidade de desenvolver o esporte no país. Portanto, este estudo teve como objetivo utilizar uma metodologia de diagnóstico para analisar o processo de desenvolvimento dos atletas olímpicos sendo aplicado na cidade de Londrina, visando os Jogos olímpicos de 2016. Para atingir os objetivos propostos, utilizou-se a técnica de triangulação de dados, onde foram analisadas as informações obtidas através das entrevistas semi-estruturadas, das observações livres e da pesquisa bibliográfica e documental acerca do contexto olímpico brasileiro, do Paraná e da cidade de Londrina. Concluiu-se através desta pesquisa que a Fundação de Esportes de Londrina é o órgão público responsável pela política esportiva municipal e, esta política contempla 16 modalidades olímpicas. Verificou também a existência de Leis municipais que contemplam os esportes olímpicos, assim como programas, projetos e eventos que interligam os atores dos esportes olímpicos em Londrina. Relacionado à infraestrutura esportiva, a cidade de Londrina deixa a desejar, pois não possui nenhum centro especializado. Quanto aos recursos humanos verificou-se a existência de uma estrutura organizacional capaz de desenvolver os esportes olímpicos no município.
Descrição: Mestrado em Gestão do Desporto / Organizações Desportivas
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/7968
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese Definitiva - Bruno Oliveira.pdf1,77 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.