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Título: Políticas de língua : o ensino da língua portuguesa como instrumento de aprofundamento das relações entre Portugal (Camões IP) e Timor-Leste (2007-2013)
Autor: Avelar, Mário José Menino
Orientador: Carvalho, Maria Isabel Soares
Palavras-chave: Relações Internacionais
Português
Camões IP
Timor -Leste
Cooperação
Ensino
Data de Defesa: 2014
Editora: Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
Resumo: O relatório de estágio, por nós realizado no Camões IP, responde à pergunta de partida por nós formulada: como é que o ensino da língua portuguesa tem sido um instrumento de aprofundamento das relações entre Portugal e Timor ‐ Leste? No capítulo 1 enquadramos teórico e metodologicamente a temática das políticas de língua, ancorados na perspectiva realista no âmbito das Relações Internacionais, no conceito de Gramática Universal (Noam Chomsky), em teorizações concebidas no seio dos estudos pós ‐ coloniais, e no conceito de comunidades imaginárias (Benedict Anderson). Enunciamos, finalmente, os instrumentos metodológicos usados ao longo do trabalho. No capítulo 2 descrevemos a investigação dese nvolvida no estágio, expondo os dados coligidos nos documentos compulsados por indicação institucional. Traçamos, assim, a actividade de cooperação do Camões IP com Timor ‐ Leste a nível do ensino da língua portuguesa. O capítulo encer ra com uma enunciação das iniciativas de cooperação aí levadas a cabo pelo Camões IP. No capítulo 3 reflectimos sobre os elementos analisados, através do enquadramento teórico ‐ metodológico escolhido, procedendo a uma leitura conceptual da acção do Camões IP em Timor ‐ Leste (2007 ‐ 2013), demonstrando a relevância do ensino da lí ngua portuguesa como instrumento de cooperação.
The report of our internship at Camões IP, provides an answer to our starting question: Whether the teaching of Portuguese language has contributed to the strengthening of the relations between Portugal and East ‐ Timor? Chapter one analyzes language policies within a theoretical and methodological framework, anchored in the realist perspective in International Relations, in the concept of Universal Grammar (Noam Chomsky), in theoretical approaches conceived by post ‐ colonial studies, and in the concept of imagined communities (Benedict Anderson). Eventually we make explicit our main methodological tools. Chapter two describes our research at Camões IP, thus revealing the data we collected in the institutional documents that dealt with the cooperation with East ‐ Timor. We point out Camões IP cooperation activities within the field of Portuguese language teaching. The chapter ends with a report of Camões IP cooperation action in East ‐ Timor. Chapter three analyzes the data compiled before, within our theoretical and methodological framework, in order to provide a conceptual reading of Camões IP action in East ‐ Timor (2007 ‐ 2013), and to highlight the rele vance of Portuguese language teaching in cooperation policies.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Relações Internacionais
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/7960
Aparece nas colecções:BISCSP – Teses de mestrado

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