Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/7954
Título: O papel do líder (diretor de turma) na gestão da indisciplina no 2º e 3º ciclos do ensino básico: um estudo de caso
Autor: Barros, Sílvia Patrícia Ferreira Fernandes
Orientador: Palma, Patrícia Jardim da
Palavras-chave: Motivação
Indisciplina
Liderança
Diretor de turma
Data de Defesa: 2014
Editora: Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
Resumo: A problemática da indisciplina, sobretudo nos segundos e terceiros ciclos do Ensino Básico, apesar de ser uma temática muito estudada e debatida, tornou-se nas últimas décadas um assunto que preocupa não só docentes, mas também pais e, de um modo geral, todos aqueles que estão interessados nos problemas inerentes ao sistema educativo. Partindo do pressuposto que a prevenção e resolução dos problemas disciplinares pelo Diretor de Turma (DT), promove a qualidade do ensino nos adolescentes e jovens e que estas são essenciais para o seu bem-estar físico, psicológico e social e num período em que tanto se fala de liderança e simultaneamente de indisciplina, formulou-se o problema que servirá de base à investigação: Será que um líder motivado, gere de forma mais eficaz a indisciplina? Assim sendo, foi nosso propósito conhecer o papel que exerce o Líder, como D.T, na gestão da indisciplina, no 2º e 3º ciclos do Ensino Básico. Tendo em conta o objetivo de estudo e a sua natureza optou-se pelo estudo de caso como método, sendo a metodologia utilizada de natureza quantitativa. Para a recolha de dados efetuámos o inquérito por questionário a todos os professores da Escola Básica do 2º e 3º Ciclos Cónego João Jacinto Gonçalves de Andrade. Segundo os inquiridos, os resultados demonstram que o tipo de liderança mais valorizado foi o “Tipo Transformacional”. A indisciplina tem vindo a aumentar nesta escola, embora a causa seja mais de carácter externo à instituição. O cargo de D.T deveria ser atribuído por opção do professor, com gosto pelas funções inerentes ao cargo e motivado para o mesmo. Concluímos com este nosso estudo que a motivação é fundamental no exercício do cargo do Diretor de Turma e que este motivado gere de forma mais eficaz a indisciplina, dando resposta à nossa questão central de investigação.
The problem of indiscipline, especially in second and third cycle of Basic Education, despite being a subject greatly studied and debated it has become, in recent decades, a matter that concerns not only teachers, but also the parents and, in general, all those who are interested in the issues related to the educational system. Assuming that the prevention and resolution of disciplinary problems by the Class Director (C.D.), promotes quality education in adolescents and among the youngest and that these are essential for their physical, psychological and social well-being and at a time when much has been said about leadership and at the same time of indiscipline formulated the problem which will serve as a basis for this research: Does a motivated leader, manages more effectively indiscipline? Therefore, with this investigation, it was our purpose to know the role that exercises the leader, as a C.D, in the management of indiscipline on the second and third cycles of Basic Education. Regarding to the objective of this study and its nature, we chose the case study as a method, and the methodology of quantitative nature. In order to obtain the necessary information for the achievement of the purpose of this study and bearing in mind the issue of the research, we applied a survey to all Basic School teachers from the second and third cycles teaching at Dean John Jacinto Gonçalves de Andrade’s School. According to the respondents, the results show that the kind of leadership more valued was the “Transformational Type”. As for indiscipline, it was established that it has increased in this school, although the cause is over external to the institution. Regarding Class Director, we concluded that this position should be assigned by the teacher's option, occupied by a teacher who enjoys being a Class Director and must be motivated for it. In summary, we conclude our study considering that motivation is fundamental in a Class Director and a motivated teacher manages more effectively indiscipline, thus responding to our central research question.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Administração Pública
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/7954
Aparece nas colecções:BISCSP – Teses de mestrado

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