Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/7918
Título: A política de gestão dos fundos comunitários na formação de professores : a formação profissionalizante
Autor: Maximiano, Maria Bento Francisco Simões
Orientador: Neves, Arminda Maria Ramos
Palavras-chave: Políticas Públicas
Avaliação de políticas públicas
Fundos comunitários
Formação profissionalizante
Profissionalização em serviço
Horário zero
Data de Defesa: 2014
Resumo: A massificação do ensino e o aumento da escolaridade obrigatória conduziram a um crescimento gradual de professores no sistema educativo , surgindo progressivamente a necessidade de lhes proporcionar formação, nomeadamente, a profissionalizante. Os fund os comunitários de que Portugal beneficiou com a entrada na União Europeia (UE) constituíram uma oportunidade única para este tipo de formação. A presente investigação pretende analisar o resultado das políticas públicas de gestão dos fundos comunitários d o terceiro quadro comunitário de apoio ( QCA III) na formação profissionalizante de professores (profissionalização em serviço), tendo em consideração a evolução do sistema educativo. Importa, assim, avaliar a capacidade do sistema de ensino para aproveitar a formação realizada, tendo em conta as necessidades do sistema a médio prazo e a relação custo/benefício do investimento efetu ado. Este estudo implicou uma análise estatística, quantitativa e descritiva, com comparação entre variáveis [regiões e grupo de recrutamento (GR)] e avaliação de impactos. A pesquisa foi efetuada a nível nacional, por região e por grupo de recrutamento e concluiu - se que, no início de 2 013/2014, não existia um número significativo de docente s profissionalizados em serviço entre 200 0 e 2007, com ausência da componente letiva. No entanto, constatou - se que esta política não está a seguir na direção inicialmente desejada, pois verifica - se uma tendência, a médio prazo, para o aumento de “ horários zero ” , também neste grupo de docentes.
The massification of schooling and the increase of compulsory school attendanc e age led to gradual growth of teacher supply in the education system, thus progressively raising the need to provide these professionals with formation especially teacher training for practicing teachers. The European Union (E U ) funding that Portugal bene fitted from with the adhesion to the EU made up a unique opportunity to this type of formation. This investigation aims to analyze the results of public policies of funding management within the third Community Support Framework (CSF) in teacher training ( for practicing teachers), considering the evolution of the educational system. It is fundamental to assess the ability of the educational system to cash in on the training that was provided, bearing in mind the system’s needs at medium term and the relatio nship between cost/benefit of the investment made. This study incorporated statistical analysis, both quantitative and descriptive, with comparison between variables [regions of the country and teaching subject matters] and impact evaluation. The research was carried out on a national level, by region and teaching subject matter, and the conclusion was that in the beginning of the school year 2013/2014, there was no significant number of teachers with zero classroom hours among the ones who concluded their teacher development training between 2000 and 2007. However, it is noticeable that this policy is not following the direction initially anticipated because a tendency is rising for the increase of zero classroom hours also in this group of teachers.
Descrição: Tese de Mestrado em Gestão e Políticas Públicas
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/7918
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