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Título: Evolução da quota de mercado das marcas de distribuidores em periodos de recessão : o caso de Portugal (2008-2012)
Autor: Pereira, João Pedro Leal de Faria Gonçalves
Orientador: Matos, Pedro Verga
Palavras-chave: Marca de Distribuidor
recessão económica
bens utilitários
bens hedónicos
Private label
economic recession
utilitarian goods
hedonic goods
Data de Defesa: 2014
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Pereira, João Pedro Leal de Faria Gonçalves (2014). "Evolução da quota de mercado das marcas de distribuidores em periodos de recessão : o caso de Portugal (2008-2012)". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: Nas últimas décadas as marcas de distribuidor têm vindo a crescer a um ritmo acelerado e de forma global. Este crescimento tem vindo a ser atribuído a vários fatores, entre os quais as condições económicas, relativamente às quais tem surgido evidência de uma ligação contra cíclica. O principal objetivo deste estudo é analisar a relação entre o crescimento da quota destas marcas no mercado de grande consumo e uma recessão económica, usando indicadores de caráter económico e social e confiança dos consumidores. Procura também analisar o impacto da recessão económica em dois tipos de categorias de produtos comercializados sob este tipo de insígnia, os bens hedónicos e os bens utilitários. As principais conclusões do trabalho são as de que a recessão assume uma relação significativa com a quota de mercado das marcas de distribuição, que aumentam com a deterioração das condições económicas e da confiança dos consumidores, associada ao facto de a crise económica ter uma influência mais acentuada no comportamento da quota de mercado das marcas de distribuição dos bens considerados utilitários.
Over the past decades private label products have been developing significantly and globally at a fast pace. This growth has been attributed to several factors, being one of them economic conditions, with whom private label have a counter cyclical relation. The main purpose of this study is to analyze the relationship between private label market share growth in the fast moving consumer goods market and an economic recession, using social economic and confidence indicators. It also intends to analyze the economic recession impact in two categories of products, utilitarian and hedonic goods. The conducted study allows concluding that the economic recession as a significant relation with private label market share, that tends to increase when a turn for the worse of economic and confidence indicators is observed. This is combined with the fact that an economic recession has a higher influence on the private label market share behavior of utilitarian goods.
Descrição: Mestrado em Marketing
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/7911
Aparece nas colecções:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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