Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/7872
Título: Calçado como veículo de classificação e comunicação do autoconceito
Autor: Veríssimo, Marlene Delgado
Orientador: Duarte, Maria Margarida
Palavras-chave: Calçado
autoconceito
consumo simbólico
interaccionismo simbólico
consumo como classificação
Shoes
self-concept
symbolic consumption
symbolic interactionism
consume as classification
Data de Defesa: 2014
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Veríssimo, Marlene Delgado (2014). "Calçado como veículo de classificação e comunicação do autoconceito". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: O acto de consumir tem sido a base da pesquisa de muitos investigadores, que sugerem que o consumo é estruturado pelas propriedades do produto. Os produtos são, muitas vezes, usados em função de atributos congruentes com a identidade do individuo, e com uma necessidade de comunicar a individualidade. O propósito deste estudo foi o de investigar a forma como o calçado é usado para expressão e comunicação do "próprio", e perceber de que forma este permite o desempenho de vários papéis sociais em diferentes contextos. Este estudo explora também os significados que estão associados ao calçado, bem como o modo como este é utilizado para efeitos de classificação. A metodologia utilizada foi a qualitativa, através da realização de dois focus-groups, onde foram extraídas as informações que possibilitaram um conhecimento mais aprofundado sobre o tema. Os resultados obtidos sugerem que as entrevistadas têm a percepção de que o calçado está directamente ligado com o "próprio". Podemos assumir que o calçado é visto como um símbolo de comunicação que pode afectar a percepção que temos do outro. Para as entrevistadas não há uma clara forma de avaliação de calçado por parte do homem, e em contrapartida, verificou-se que o homem relativiza a avaliação de calçado feminino pois acredita que a mulher não irá atribuir importância à sua classificação. No final são fornecidas também sugestões para investigação futura.
The act of consuming has been the basis of the research of many researchers, who suggest that consumption is structured by the properties of the product. The products are often used in connection with congruent with the identity of the individual attributes, and a need to communicate individuality. The purpose of this study was to investigate how the footwear is used for expression and communication of the "self" and realize how this enables performance of various social roles in different contexts. This study also explores the meanings that are associated with footwear as well as how this is used for classification purposes. The methodology was qualitative, by conducting two focus-groups, where information that enabled a deeper knowledge on the subject were extracted. The results suggest that the respondents have the perception that footwear is directly connected with the identity. We can assume that footwear is seen as a symbol of communication that can affect our perception of the other. For the interviewees there is no clear way of evaluating footwear by man, and on the other hand, it was found that men relativizes the assessment of female footwear because it believes that women will not assign importance to his classification. At the end are also provided suggestions for future research.
Descrição: Mestrado em Marketing
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/7872
Aparece nas colecções:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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