Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/7848
Título: Imagem da vila de Sintra : percepção de residentes e turistas
Autor: Cebola, Ana Rita Fernandes
Orientador: Duarte, Margarida
Silva, Rui Correia da
Palavras-chave: Destino turístico
imagem do destino turístico
intenção de revisitar
intenção de recomendar
intenção de gerar word-of-mouth positivo
Sintra
Tourist destination
tourist destination image
intention to revisit
intention to recommend
positive word-of-mouth
Data de Defesa: 2014
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Cebola, Ana Rita Fernandes (2014). "Imagem da vila de Sintra : percepção de residentes e turistas". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: A imagem de um destino turístico é um dos elementos de maior importância para os destinos pois é considerada um dos factores que mais influencia a sua escolha e possibilita que estes se destaquem em mercados fortes e, em muitos casos, competitivos a nível global. A avaliação da imagem do destino deve ser feita não apenas junto de turistas estrangeiros como também de residentes no destino pois estes moldam a imagem que os turistas formam do destino. Neste estudo são avaliados os factores determinantes da imagem que turistas nacionais e turistas estrangeiros têm de Sintra e a forma como esta influencia a intenção de revistar Sintra, recomendar a vila a amigos e familiares e também a intenção de gerar word-of-mouth positivo sobre Sintra. Os dados utilizados no estudo foram recolhidos através da aplicação de um questionário online e presencialmente de forma a dar resposta aos objectivos do estudo. Os resultados obtidos relevam que as dimensões afectiva e cognitiva contribuem de forma positiva e significativa para a imagem global. Os resultados relevam também que existe relação entre a imagem global de Sinta e a intenção de revisitar Sintra, recomendar a vila a amigos e familiares e ainda a intenção de gerar word-of-mouth positivo acerca da vila. Contudo, estas relações são fracas ou muito fracas.
The image of a tourist destination is one of the most important elements for the destinations as it is considered one of the factors that most influence the choice and enables them to stand out in strong markets and, in many cases, competitive globally. The evaluation of the image must be made not only foreign tourists but also residents in the destination as they shape the image that tourists are the destination. In this study are evaluated determinants of the image that domestic tourists and foreign tourists have to Sintra and how this influences the intention to revisit Sintra, recommend it to friends and family and intend to generate word-of-mouth positive about Sintra. The data used in the study were collected using an online questionnaire and in person in order to meet the objectives of the study. The results fall within the affective dimension and cognitive dimension contribute positively and significantly to the overall image. The results reveal also that there is a relationship between the global picture and feel the intention to revisit Sintra, recommend the village to friends and family and also intends to generate word-of-mouth positive about the village. However, these relationships are weak or very weak.
Descrição: Mestrado em Marketing
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/7848
Aparece nas colecções:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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