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Título: Requisitos de capital e solvência II: uma aplicação ao seguro automóvel
Autor: Vicente, Ana Teresa Roquete de Sousa
Orientador: Reis, Alfredo Egídio dos
Gaspar, Raquel M.
Palavras-chave: Solvência II
modelo de solvência interno
margem de risco
Value-at-Risk
QIS3
custo do capital
Solvency II
internal solvency model
risk margin
Value-at-Risk
QIS3
cost of capital
Data de Defesa: Out-2007
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Vicente, Ana Teresa Roquete de Sousa. 2007. "Requisitos de capital e solvência II: uma aplicação ao seguro automóvel". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: Os mais recentes desenvolvimentos em torno do mercado europeu único, a ocorrência de diversos escândalos financeiros e a volatilidade dos mercados financeiros criaram novas exigências regulamentares para os serviços financeiros. Para o mercado segurador encontra-se em desenvolvimento o projecto Solvência II, que tem por objectivo principal estabelecer um sistema de solvência coerente, que capte adequadamente os riscos de todos os tipos de negócios. Este novo sistema, não obstante estar a desenvolver uma fórmula standard de determinação dos requisitos de capital das empresas de seguros, dá a oportunidade às próprias companhias de definirem o seu modelo interno de solvência de acordo com as suas especificidades. A presente dissertação pretende formular um modelo interno de solvência que determine a margem de risco incluída no requisito de capital de uma empresa de seguros que explora o seguro Automóvel, calculado tendo em consideração a medida de risco Value-at-Risk e o método Custo do Capital. Para o efeito, apresentam-se os objectivos e as definições do Solvência II, expõe-se o modelo standard estabelecido pelo QIS3 e formula-se o modelo alternativo de solvência, sendo para tal definidos os diversos factores de risco considerados, estudada a sua modelação individual e respectiva agregação. Os modelos apresentados são aplicados a uma seguradora não vida, calculando-se a margem de risco e as responsabilidades ao justo valor. Por último, efectua-se a comparação de ambos os modelos, retiram-se conclusões e apresentam-se propostas de investigação futura.
Recent developments towards a general single EU market as well as turbulences in the financial markets lead to increase financial services regulation. The Solvency II project that has been in progress for the insurance market, which aims to provide a coherent framework with consistent solvency measures across all types of the insurance business. This new framework, besides develop a standard approach to define capital requirements of the insurance business, gives the possibility to use internal risk models constructed by the insurers for their specific needs. This dissertation considers the Automobile branch of an insurer and formulates an internal solvency model that calculates the risk margin enclosed in the capital requirement, taking in account the Value-at-Risk and the Cost of Capital approach. First, we outline the characteristics of Solvency II, and according with this project we introduce the standard model defined by Third Quantitative Impact Study. Also, we formulate the alternative solvency model, namely through the definition of the risk factors involved, its explanation and aggregation. The models presented are tested in a general insurance company, where the risk margin and the fair value of liabilities are calculated. Finally, we compare both models, take conclusions and suggest important areas of future research.
Descrição: Mestrado em Ciências Actuariais
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/779
Aparece nas colecções:BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
DM - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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