Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/7781
Título: Formação de novos negócios num contexto de redes : estudos de caso
Autor: Mendes, Alexandra Isabel Guerreiro
Orientador: Mota, João
Palavras-chave: Redes Industriais
Formação de Novos Negócios
Natureza e Valor dos relacionamentos de negócio
Industrial Networks
New Business Formation
Nature and Value of Business relationships
Data de Defesa: 2014
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Mendes, Alexandra Isabel Guerreiro (2014). "Formação de novos negócios num contexto de redes : estudos de caso". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: Qualquer negócio existe num contexto e a entrada de um novo negócio numa rede envolve, sempre, um processo de inserção num contexto ou sistema pré-existente. Se o sistema for encarado como uma rede, o processo de inserção é uma ação contínua (em vez de um ato único) envolvendo a co-construção de uma identidade e em simultâneo com o estabelecimento de relacionamentos com vários atores como fornecedores e, pelo menos, um primeiro cliente. Através do estudo de caso da incubadora EDP Starter e de dois novos negócios do seu programa, EIDT e EGG Electronics, pretende-se analisar os processos de inserção (emergência) dos negócios, considerando a natureza e funções dos relacionamentos desenvolvidos com vários atores na rede. Conclui-se que os relacionamentos iniciais se revelaram, de formas diversas, relevantes para o processo de inserção dos negócios em estudo na rede. Destaca-se, a este respeito, o estabelecimento de uma combinação de funções diretas e indiretas, asseguradas por um ou vários relacionamentos. Destaca-se que os relacionamentos com a incubadora evidenciam-se pelas suas funções indiretas, incluindo o seu papel na construção inicial da identidade e atratividade dos novos negócios como parceiros de trocas, nos respetivos contextos de rede.
Any business exists in a context so the entrance of a new business in a network, always, involves a process of insertion into a pre-existing system. If that specific system is seen as a network, this insertion process works as a continuous action (rather than a single act), involving the co-construction of an identity and, simultaneously, the establishment of relationships with various stakeholders, including suppliers and at least a first client. Throughout the case study of the incubator EDP Starter and the two new businesses of the program, EIDT and EGG Electronics, we intend to analyse the insertion process (emergency) of those businesses, considering the nature and functions of the developed relationships with the various actors in the network. It is concluded that the initial relationships have proved, in various forms, relevant to the insertion process of those businesses in the network. In fact, it stands out the establishment of a combination of direct and indirect functions insured by one or more relationships. In particular, its relationships with the incubator are evidenced by its indirect functions, including its role in the initial construction of identity and attractiveness of the new business as trading partners in its respective network contexts.
Descrição: Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/7781
Aparece nas colecções:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM-AIGM-2014.pdf991,91 kBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.