Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/7731
Título: Os jovens e a escolha do banco principal : fatores a considerar
Autor: Vaqueiro, Ana Rita Duarte Alves Gomes
Orientador: Silva, Rui
Palavras-chave: jovens
banco principal
canais
comunicação
fatores externos
custos
oferta
imagem
youth segment
primary bank
channels
communication
external factors
costs
offer
image
Data de Defesa: 2014
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Vaqueiro, Ana Rita Duarte Alves Gomes (2014). "Os jovens e a escolha do banco principal : fatores a considerar". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: Com o objetivo de identificar os fatores que levam os jovens a escolher um determinado banco para o seu relacionamento principal, esta pesquisa foi realizada tendo como fonte primária um questionário com perguntas fechadas, feito junto de jovens portugueses bancarizados entre os dezoito e os trinta anos de idade. A amostra final fixou-se em 275 jovens, que tiveram acesso ao questionário através de correio eletrónico ou rede social Facebook. Tendo como base a literatura existente sobre os fatores que influenciam a escolha do banco principal, foram definidas sete dimensões (canais não presenciais, canais presenciais, comunicação, fatores considerados externos ao banco, custos, oferta e imagem), analisadas quanto à sua importância e testadas quanto à relação com as características dos inquiridos. Conclui-se que a importância atribuída a todas as dimensões se situa acima da média, destacando-se a importância dada a fatores como o homebanking, os canais automáticos, qualidade do atendimento, número e localização de agências, influência do agregado familiar, despesas de manutenção, anuidades de cartões, juros oferecidos, reputação e segurança e confiança percebidas.
In order to identify the factors considered by young people when choosing their primary bank, this research was conducted based on a closed-question questionnaire administered to Portuguese bank customers aged between eighteen and thirty years old. The final sample consisted of 275 young adults, who accessed the questionnaire via email or social network Facebook. Based on existing literature on the factors influencing the choice of primary bank, seven dimensions (remote channels, face-to-face channels, communication, external factors, costs, offering and image) were defined, analysed for their significance and tested their relationship with the characteristics of the respondents. It is concluded that the importance attributed to all aforementioned dimensions is above average, with factors such as homebanking, remote channels, front-office service, number and location of branches, household influence, current account charges, debit and credit card fees, interest rates paid on savings, bank reputation, and perceived safety and trust, amongst the most important factors.
Descrição: Mestrado em Marketing
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/7731
Aparece nas colecções:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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