Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/7719
Título: Remédios do riso : uma parceria com quem faz sorrir
Autor: Rocha, Ana Rita Silva Santos
Orientador: Silva, Rui
Palavras-chave: Entidades Sem Fins Lucrativos
Responsabilidade Social Corporativa
Marketing de Causas
Escassez de Recursos
Reputação e Notoriedade
Estratégia de Marketing
Parcerias
Non-profit Organization
Corporate Social Responsibility
Cause-Related Marketing
Resource Scarcity
Reputation and Notoriety
Marketing Strategy
Partnerships
Data de Defesa: 2014
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Rocha, Ana Rita Silva Santos (2014). "Remédios do riso : uma parceria com quem faz sorrir". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: Este trabalho tem por objectivo auxiliar a associação Remédios do Riso (RR) na compreensão da envolvente empresarial nacional e qual o melhor modo de esta se divulgar perante as Entidades Com Fins Lucrativos (ECFL), analisando primordialmente o Marketing de Causas (MC) como um recurso inovador, e potencialmente vantajoso, para esse fim. Para a envolvente das Entidades Sem Fins Lucrativos (ESFL), definiram-se os factores de sucesso e dificuldades, tendo como referência, entidades com áreas de actuação semelhantes aos RR. Analisou-se a prática de Responsabilidade Social Corporativa, e a sua influência na propensão de apoios. Caracterizou-se ainda as parcerias entre os dois tipos de entidades, e a potencialidade da prática de MC. O estudo permitiu concluir que o conceito de parceria, no sentido de relação win-win para as entidades envolvidas, é relativamente baixa no contexto nacional. Evidenciou também, fraca capacidade das ESFL, de se promoverem, e apresentarem propostas que aliciem as ECFL a apoiar as suas causas. Reconheceu-se ainda que, os benefícios oferecidos e esperados pelos dois tipos de entidades, são correspondidos, assentando na sua maioria em: recursos não monetários (bens, serviço e voluntariado), recursos monetários, divulgação das entidades, benefícios fiscais e capacidade de cumprimento dos objectivos. A integração do MC em actividades concretas salientou os seus benefícios, não só para a proliferação do negócio das ECFL, mas principalmente na superação dos desafios das ESFL. Foi possível concluir ainda que, a iniciativa de criação de parcerias com o MC em vista, pode partir tanto das ECFL como das ESFL.
The work presented aims to assist the organization Remédios do Riso in understanding the national business context and what better way to promote itself before For-Profit Organizations, primarily analysing the role of Cause-Related Marketing as an innovative and potentially advantageous resource for this purpose. In the Non-Profits' environment, we defined the main success factors and difficulties, having as reference Portuguese Non-profit organizations with a line of action similar to the one of Remédios do Riso. We analysed the practice of Corporate Social Responsibility in Portugal, and its influence on the proclivity of sponsoring social causes. We characterized the partnerships between the two types of organizations as well as the potential of Cause-Related Marketing in the national context. The study concluded that the partnership concept, involving a win-win relationship for all parts, is relatively low in the national context. Furthermore, it evidenced the frail capacity of Non-Profits, to promote themselves, and submit interesting proposals to For-Profits that compel them to support their causes. It recognized that the benefits offered and expected by both parties are matched, relying mostly on: non-monetary resources (goods, service and volunteering), monetary resources, disclosure of parties, tax benefits, and compliance objectives. The integration of Cause-Related Marketing into real activities emphasized its benefits not only to the proliferation of For-Profits' business, but mainly in overcoming Non-Profits' challenges. It was also possible to conclude that the initiative to create Cause-Related Marketing partnerships can be break by both Non-Profits and For-Profits.
Descrição: Mestrado em Marketing
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/7719
Aparece nas colecções:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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