Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/7715
Título: Percepção da marca Portugal no sector industrial espanhol
Autor: Rato, Inês Cabral Moreira
Orientador: Ilhéu, Fernanda
Palavras-chave: imagem do país
marca Portugal
empresas industriais
produtos industriais
Espanha
country image
Portugal brand
industrial companies
industrial products
Spain
Data de Defesa: 2014
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Rato, Inês Cabral Moreira (2014). "Percepção da marca Portugal no sector industrial espanhol". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: A determinação da imagem dos países junto dos seus públicos internos e/ou externos é hoje um dos temas mais proeminentes na investigação em marketing internacional. Ainda assim, a maioria das pesquisas têm-se debruçado sobre a averiguação das percepções dos consumidores o que não tem em conta a grande complexidade desta temática. Um dos públicos mais relevantes para a sustentabilidade da economia de um país pode ser classificado como industrial pelo que a determinação das suas percepções deve assumir uma maior importância nas investigações académicas dos dias de hoje. Neste trabalho, é avaliada a imagem da marca Portugal junto das empresas industriais espanholas pois estas são efectivamente o público mais importante no que diz respeito às exportações portuguesas de bens. A imagem da marca Portugal é estudada sob um ponto de vista industrial, isto é, procura-se compreender as percepções relativamente ao país mas também relativamente às empresas industriais e aos produtos industriais portugueses. Foi utilizada uma metodologia quantitativa com recurso à técnica de amostragem não probabilística, por conveniência. Os resultados desta investigação demonstraram que as empresas industriais espanholas percepcionam positivamente tanto o país como as empresas industriais e os produtos industriais portugueses. Quando comparadas as percepções das empresas industriais clientes com as das empresas industriais não clientes de empresas industriais portuguesas, os dados obtidos revelaram que as percepções existentes são idênticas.
The determination of each country's image among its internal and external target audiences is, nowadays, one of the most prominent investigation subjects in international marketing. Even so, most research has been delving on finding consumer perceptions which does not take into account the great complexity of this issue. One of the most relevant publics to the sustainability of a country's economy can be classified as industrial. For this reason, the determination of its perceptions must assume greater importance in today's academic research. In the present work, we evaluated Portugal's brand image next to the Spanish industrial companies, because they are, actually, the most important audience with regard to the Portuguese exports of goods. Portuguese brand image is studied under an industrial point of view since we're trying to understand the perceptions of the country but also to the industrial companies and the Portuguese industrial products. The methodology used for this study was the quantitative sampling technique using non-probability, for convenience. The results of this investigation showed that the Spanish industrial companies perceive positively the country, the industrial companies and the Portuguese industrial goods. Comparing the perceptions of industrial enterprises costumers with industrial non-costumers of Portuguese industrial companies, the data revealed that existing perceptions are identical.
Descrição: Mestrado em Marketing
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/7715
Aparece nas colecções:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM-ICMR-2014.pdf965,73 kBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.