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Título: Observação e intervenção psicomotora em meio aquático em crianças com perturbações do espectro do autismo
Autor: Freitas, Dorathy Augusta Teixeira de
Orientador: Melo, Ana Paula Lebre dos Santos Branco
Palavras-chave: Crianças
Meio aquático
Observação psicomotora
Perturbações do espectro do autismo
Psicomotricidade
Aquatic environment
Autism
Psychomotor intervention
Spectrum disorders
Data de Defesa: 2012
Citação: Freitas, Dorathy (2012) - Observação e intervenção psicomotora em meio aquático em crianças com perturbações do espectro do autismo. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: O presente trabalho expõe a revisão da literatura de três grandes áreas abordadas e desenvolvidas ao longo de dois estudos. Devido à inexistência de um instrumento de observação/avaliação da intervenção psicomotora em meio aquático, constatada pela revisão da literatura, é proposta uma checklist de observação dirigida a crianças e jovens com PEA. Esta é constituída por três Unidades (A – Adaptação ao meio aquático; B – Perfil Psicomotor e C - Comportamento), num total de 112 itens, que têm em atenção a problemática do autismo com o objectivo de verificar o nível de adaptação ao meio aquático de cada criança; o perfil psicomotor e, a ocorrência de comportamentos específicos das Perturbações do Espectro do Autismo em sessões em meio aquático. Foi testada a validade de conteúdo do instrumento, por vários juízes especialistas na área da intervenção psicomotora em crianças com autismo, assim como, a fidelidade interna através do alfa de cronbach e a fidelidade inter-juizes (inter-observadores), sendo que os resultados obtidos apresentam valores adequados no que respeita a fidelidade e consistência interna. Este trabalho avalia ainda a eficácia de um programa de intervenção psicomotora em meio aquático para crianças com Espectro do Autismo. Participaram neste estudo 14 crianças com diagnóstico de PEA (M=10 anos, SD=2), com idades compreendidas entre os 6 e os 11 anos, das quais 2 são do género feminino (14%) e 12 são do género masculino (86%). As crianças com PEA pertenciam a duas escolas distintas, respectivamente Escola EB 2/3 de Alfornelos (grupo 1= 8 crianças) e Escola EB1/JI Serra das Minas (grupo 2= 6 crianças). Todas estas crianças eram apoiadas pelo CRI da APPDA - Lisboa ao nível da intervenção em meio aquático, às sextas-feiras na piscina da Liga dos Deficientes Motores durante aproximadamente 45 min, cada grupo. Melhorias significativas foram observadas entre o momento da avaliação inicial e final em ambos os grupos nos domínios da AMA, perfil psicomotor e comportamento.
ABSTRACT: This study presents a literature review of three major areas addressed, respectively, autism spectrum disorders (ASD), psychomotricity and aquatic environment. Due to the need of an instrument of observation/assessment of psychomotor intervention in water, found by the literature review, a checklist is proposed addressed to children and youth with ASD. This checklist is composed of three units (A – Adjustment to aquatic environment, B - Psychomotor Profile and C - Behavior), in a total of 112 items, which have into account the issue of autism in order to check the level of adaptation to the aquatic environment of each child; psychomotor profile and the occurrence of specific behaviors of Autism Spectrum disorders in aquatic sessions. We tested the content validity of the instrument, by several expert judges in the area of psychomotor intervention in children with autism, as well as internal reliability through Cronbach's alpha and inter-observer agreement, and the results obtained have appropriate values regarding fidelity and internal consistency. This study evaluated also the effectiveness of an intervention program on psychomotor aquatic environment for children with Autism Spectrum Disorder. The study included 14 children diagnosed with ASD (M = 10 years, SD = 2), aged 6 to 11 years, of which two are women (14%) and 12 were male gender (86 %). Children with ASD were from two different schools, respectively Escola EB 2/3 de Alfornelos (group 1 = 8 children) and EB1/JI Serra das Minas school (group 2 = 6 children). All these children were supported by the Resource Center for Inclusion APPDA – Lisbon at the level of intervention in the aquatic environment, on Fridays at League Physically Disabled pool for about 45 minutes, each group. Significant improvements were observed between the first and the final evaluation in the domains of aquatic environment. Psychomotor skills and behavior.
Descrição: Mestrado em Reabilitação Psicomotora
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/7710
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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