Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/7706
Título: Interaction on brand community and purchase intentions
Autor: Quintino, João Pedro Gomes Rogado
Orientador: Veríssimo, José
Palavras-chave: Redes Socias Web 2.0
Páginas de Facebook
Interacção
Comunidades de Marca
Conteúdos no Facebook
Intenção de Compra
Web 2.0 Social Media
Facebook Pages
Interaction
Brand Community
Facebook Content
Purchase Intentions
Data de Defesa: 2014
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Quintino, João Pedro Gomes Rogado (2014). "Interaction on brand community and purchase intentions". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: Com a proliferação das redes sociais, temos vindo a assistir a uma migração das relações sociais do mundo real para o mundo virtual, o que tem levado que as empresas comecem a apostar nas redes sociais, em particular o Facebook, como uma ferramenta marketing para comunicar com os clientes e potenciais clientes. O objectivo principal desta pesquisa foi investigar se a interactividade dos membros das comunidades de marcas no Facebook têm um impacto positivo nas intenções de compra por parte desses membros. Este estudo também investiga as similaridades e diferenças entre os utilizadores do Facebook residentes em Portugal e nos Estados Unidos. Seis hipóteses foram desenvolvidos e testadas usando um modelo de pesquisa quantitativa. Para a recolha de dados foi utilizado um questionário on-line, onde foram obtidos 400 respostas. Os resultados da pesquisa indicam que conteúdos do Facebook, tais como informações sobre produtos ou serviços, e as promoções, tem um impacto positivo na intenção de compra, tendo a informação um impacto maior. Esses mesmos resultados, também se verificaram quando se estudou em separado os dois grupos. Existe algumas diferenças entre os grupos. A participação nos jogos tem um efeito significativo nas intenções de compra para utilizadores residentes nos EUA, o que não acontece para os utilizadores residentes de Portugal. Por outro lado, a participação em ?sweepstakes? tem uma influência significativa na intenção de compra para os residentes de Portugal, mas não para os residentes dos EUA. Este estudo discute as limitações desta pesquisa e oferece algumas indicações para futuras pesquisas.
With the proliferation of online communities, we have seen a migration from real-world social relationships to virtual-world relationships, prompting companies and brands to view social media?and Facebook in particular?as a potential tool for marketing actions. The main purpose of this research is to investigate if the interactions of Facebook users via different types of Facebook brand community content have a positive impact on purchase intentions. In addition, this study investigates whether there are any similarities and differences between Facebook users residing in Portugal and the United States. For this research, six hypotheses were developed and addressed using a quantitative statistical research model. For data collection, an online questionnaire was used, and 400 responses were obtained from a convenience sample. The findings from this research indicate that Facebook content, such as information on products or services as well as promotions, has a positive impact on purchase intention, with information being the more influential of the two. These findings held true when studying the residents of Portugal and the United States as distinct groups. There are some differences between the two groups. For example, participation in games has a significant effect on purchase intentions for individuals residing in the United States, but not for the residents of Portugal. On the other hand, participation in sweepstakes has a significant influence on purchase intentions for residents of Portugal, but not for residents of the United States. Finally, this study discusses the limitation of this research and offers some directions for future research.
Descrição: Mestrado em Marketing
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/7706
Aparece nas colecções:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM-JPGRQ-2014.pdf720,57 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.