Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/7698
Título: Comprar ou não, o que escolhem? Comportamento de compra dos jovens universitários portugueses de produtos alimentares biológicos
Autor: Rito, Catarina Amaro
Orientador: Cunha, Sandra
Palavras-chave: consumidor biológico
motivações de compra
preço
produtos alimentares biológicos
qualidade
biologic consumer
buying motivations
price
biologic food products
quality
Data de Defesa: 2014
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Rito, Catarina Amaro (2014). "Comprar ou não, o que escolhem? Comportamento de compra dos jovens universitários portugueses de produtos alimentares biológicos". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: O mercado biológico e o consumo de produtos alimentares biológicos têm crescido por toda a Europa nos últimos anos. Este é já um importante mercado para Portugal, visto que movimenta quase 20 mil milhões de euros. Neste sentido nasce a necessidade de aprofundar o conhecimento acerca destes consumidores. O presente estudo procura compreender as atitudes e comportamentos dos jovens universitários portugueses face aos produtos alimentares biológicos as suas opiniões, os hábitos de consumo e as motivações de compra. O estudo foi executado em dois momentos (quantitativo e qualitativo) com recurso à aplicação de um inquérito e da realização de entrevistas em profundidade. A amostra (principal limitação do estudo) não probabilística por conveniência e por efeito bola de neve, simultaneamente (Malhotra e Birks, 2006), foi composta por jovens universitários portugueses, com idades compreendidas entre os dezoito anos e os trinta e dois anos, deslocados da sua residência habitual, a viver fora do seio familiar e responsáveis pela compra da sua alimentação. Os resultados demonstraram que o principal motivo para o consumo de produtos alimentares biológicos entre os jovens universitários reside na qualidade e na saúde/cuidado com o corpo. O consumo é feito principalmente através da ingestão diferenciada de legumes e o "melhor sabor" destes produtos foi apontado como a principal diferença relativamente aos produtos convencionais. O preço dos produtos alimentares biológicos foi considerado um fator de limitação ao consumo, sendo a sua redução apontada como uma possível solução para o aumento desse mesmo consumo.
Both the biologic market and the consumption of biologic food products have grown all across Europe over the last years. It is already an important market for Portugal, since it involves almost 20 thousand million euros. Having this in mind, a need was born, to deepen the knowledge about those consumers. The current study looking for understands the attitudes and behaviors of young college students towards biologic food products opinions, consumer habits and purchase motivations. The study has been carried through two moments (quantitative and qualitative), making use of a survey and in-depth interviews. The non-probabilistic sample (the study's main limitation), by convenience and snow ball effect, simultaneously (Malhotra and Birks, 2006), consisted of young Portuguese college students, between the age of eighteen and thirsty years old, dislocated from their usual address, living away from the family and being responsible for buying their own food. The results have shown that the main motivation for consuming biologic food products amongst young college students lies on the quality and body health/care. The consumption is made mainly through differentiated intake of vegetables, and the "better taste" of these products has been underlined as being the main difference in relation to conventional products. The price of biologic food products has been considered as limiting factor the consumption, and price reduction is mentioned as a possible solution to increase that same consumption.
Descrição: Mestrado em Marketing
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/7698
Aparece nas colecções:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM-CAR-2014.pdf1,69 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.