Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/769
Título: Análise crítica ao modelo de desenvolvimento do sector das pedras naturais: o caso dos mármores no triângulo de Estremoz - Borba - Vila Viçosa 1980-2003
Autor: Luz, Luís Miguel Nunes Barata de Brito da
Orientador: Faustino, Horácio C.
Palavras-chave: mármore
bloco
chapa serrada ou polida
ladrilhos
material em obra
Data de Defesa: Jun-2005
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Luz, Luís Miguel Nunes Barata de Brito da. 2005. "Análise crítica ao modelo de desenvolvimento do sector das pedras naturais: o caso dos mármores no triângulo de Estremoz - Borba - Vila Viçosa 1980-2003". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: O sector das pedras naturais, em particular os mármores, objecto de estudo deste trabalho, tem sido de há décadas a esta parte com a extracção e a partir do início da década de 80 com a transformação um "cluster" a nível nacional, motor do desenvolvimento regional de algumas zonas do país tais como o Alentejo, mais precisamente o triângulo marmorífero de Estremoz - Borba - Vila Viçosa. Com efeito, esta zona é a principal área extractiva de mármores em Portugal, facto esse que permitiu a implementação desde 1980 das principais indústrias transformadoras em termos de dimensão e inovação tecnológica, factores que contribuíram para o acréscimo da produtividade e das exportações. Com a entrada de Portugal, em 1986, na então C.E.E., afluíram ao nosso país e particularmente ao sector os tão importantes e esperados fundos estruturais que em muito vieram contribuir para a sua afirmação, nos contextos nacional e internacional; este último pela via das exportações. Hoje em dia, porém, vivemos de um modo geral e também no sector, tempos difíceis, e não podemos ficar indiferentes. O decréscimo das nossas exporta¬ções desde 2000 tem sido constante, com consequente perca de competitivi¬dade, a par de outros factores negativos internos, salienta-se a falta de uma estratégia política nacional para o sector, inexistência de uma estratégia de criação de servidões administrativas e na vertente externa destaca-se a oferta de materiais similares a preços reduzidos. O presente trabalho pretende analisar no triângulo supracitado, o sector dos mármores, seu modelo de desenvolvimento e contributo para a economia local e regional, propondo uma análise crítica ao desenvolvimento histórico não só na perspectiva da sua sustentabilidade económica e social, mas também na internacionalização do sector.
Descrição: Mestrado em Economia e Estudos Europeus
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/769
Aparece nas colecções:BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
DE - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
07_1081_Capa Tese de Mestrado Af.pdf26,15 MBAdobe PDFVer/Abrir
07_1081_Miolo Tese de Mestrado Af.pdf60,68 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.