Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/7689
Título: Psicomotricidade em saúde mental infanto-juvenil : Pólo de Pedopsiquiatria do Hospital D. Estefânia, Clínica da Encarnação
Autor: Guerreiro, Maria Inês Rego
Orientador: Martins, Rui Fernando Roque
Palavras-chave: Adolescência
Avaliação
Comunidade
Equipa multidisciplinar
Família
Infância
Intervenção psicomotora
Psicomotricidade
Saúde mental
Data: 2012
Citação: Guerreiro, Maria Inês (2012) - Psicomotricidade em saúde mental infanto-juvenil : Pólo de Pedopsiquiatria do Hospital D. Estefânia, Clínica da Encarnação. Relatório de Estágio. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: O presente relatório reflecte o trabalho desenvolvido no ano lectivo 2010/2011, no âmbito do estágio profissionalizante do Mestrado em Reabilitação Psicomotora, na Clínica da Encarnação. Esta Clínica é uma das equipas de ambulatório do Departamento de Psiquiatria da Infância e da Adolescência pertencente ao Hospital D. Estefânia. Este serviço tem como missão a prevenção, tratamento e reabilitação das perturbações mentais de crianças e jovens dos 3 aos 13 anos. Os cuidados prestados são multidisciplinares e enquadram-se ao nível da Pedopsiquiatria, Psicologia, Enfermagem, Serviço Social, Educação Especial, Terapia da Fala e Psicomotricidade (PM), em articulação com a família e a comunidade. Neste relatório encontram-se um estudo de um caso individual de uma criança com 7 anos com o diagnóstico provisório de Perturbação do Comportamento Sem Outra Especificação em comorbilidade com uma Organização do Pensamento Borderline, e outro de um grupo com 5 jovens entre os 8 e os 13 anos com diagnósticos provisórios heterogéneos. Os casos descritos e os restantes acompanhados em PM foram alvo de avaliações usando uma metodologia baseada em variados procedimentos e instrumentos. A intervenção Psicomotora foi realizada em sessões semanais de 45 a 50 minutos, num ambiente relacional, lúdico e terapêutico e de um modo geral registaram-se melhorias transversais a todos os casos e em vários aspectos, nomeadamente a nível psicomotor, social, comportamental e psicoafectivo. A revisão teórica nas áreas da Saúde Mental e da PM revelou-se essencial para uma melhor compreensão dos casos, sua avaliação e acompanhamento no processo de intervenção. O percurso caminhado neste ano lectivo complementou o conhecimento teórico com a prática profissional, união essencial para todos os profissionais da saúde.
Descrição: Mestrado em Reabilitação Psicomotora
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/7689
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório de Estágio Inês Guerreiro.pdf15,53 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.