Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/7681
Título: Content marketing em Portugal : um estudo de caso em agências de publicidade/comunicação
Autor: Machado, André Filipe Couto
Orientador: Gonçalves, Paulo
Palavras-chave: content marketing
conteúdo
social media
agências de publicidade
agências de publicidade
advertising agencies
Data de Defesa: 2014
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Machado, André Filipe Couto (2014). "Content marketing em Portugal : um estudo de caso em agências de publicidade/comunicação". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: Este Trabalho Final de Mestrado tem como objeto de estudo o content marketing em Portugal. Numa altura em que a evolução tecnológica e comunicacional potenciou os atributos dos conteúdos e suas mensagens, esta dissertação pretende conhecer de que forma é trabalhado em Portugal o content marketing pelas agências de publicidade/comunicação portuguesas e de que forma elas veem as marcas/empresas a adotar este conceito. O estudo pretende responder às seguintes perguntas de investigação: - Como é trabalhado o content marketing em Portugal - e - Como é que o content marketing pode ser vantajoso para as empresas/marcas. Para executar este trabalho foi feito um estudo qualitativo com base em entrevistas em quatro agências de publicidade/comunicação que trabalham content marketing. Com o estudo foi possível entender de que forma as agências trabalham o content marketing, como definem os processos de atuação e quais as melhores práticas. Obteve-se um panorama geral que permitiu verificar a preparação das agências para atuarem em qualquer desafio de content marketing. Foi ainda possível perceber, na opinião das agências, que o content marketing não é um conceito presente nas estratégias de marketing das marcas devido à falta de preparação e visão das marcas. As agências apontaram, ainda assim, vantagens que o conceito de content marketing pode trazer para as empresas, de que forma pode ser feito e que mudanças implicaria na gestão das marcas.
This subject of study of the present Master Thesis is content marketing in Portugal. In an era where technology and communication evolution has leveraged content attributes and their messages, this work aims to know how content marketing in Portugal is undertaken by advertising agencies in Portugal are how they are working with content marketing and in what way they consider the possibility of brands or organizations adopting the concept. The study aims to answer the following research questions: -How is content marketing done in Portugal - and - How can content marketing be useful for brands/organizations. To execute this work it was undertaken an interview-based qualitative study in four Portuguese advertising agencies which work with content marketing. With this study it was possible to understand how advertising agencies work with content marketing, how they define their framework and what the best practices are. A broad overview allowed us to verify agencies? preparation to act on any content marketing challenge. It was also possible to ascertain, according to advertising agencies, that content marketing is not a concept adopted within the strategy of the frame of brands? marketing management due to a lack of preparation and vision on the part of brands. Nevertheless, advertising agencies have indicated the advantages content marketing can bring to brands, how it can be done and what changes would be required on the brands' management side.
Descrição: Mestrado em Marketing
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/7681
Aparece nas colecções:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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