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Título: Análise da interdependência entre as estratégias de uma empresa de moldes e as dos seus clientes na área de dispositivos médicos
Autor: Catarino, João Francisco Metódio
Orientador: Mota, João
Palavras-chave: Redes Industriais
Relacionamentos de Negócio
Posicionamento
Mudanças na Rede
Industrial Networks
Business Relationships
Positioning
Network Changes
Data de Defesa: 2014
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Catarino, João Francisco Metódio (2014). "Análise da interdependência entre as estratégias de uma empresa de moldes e as dos seus clientes na área de dispositivos médicos". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: No âmbito de redes industriais, as atividades que as empresas executam e os recursos que destinam para o desenvolvimento dos seus relacionamentos, definem a sua posição na rede em conjunto com um papel que as suas contrapartes associam. Esta posição está intimamente associada a uma identidade, formada pela perceção da rede sobre as competências da empresa e dos recursos que detém, mas também por aqueles que consegue mobilizar. Esta identidade define a atratividade da empresa como parceira de troca que, por sua vez, afeta o seu espaço de ação relativamente a mudanças de posição, o posicionamento. Através de dois Estudos de Caso, pretendeu-se analisar como essa mudança é efetuada, tendo em conta a posição e a identidade já conquistada e para a qual se investiu. Conclui-se que o posicionamento é um processo gradual, no qual as empresas procuram mudar a sua posição mas, ao mesmo tempo, manterem-se próximas do que já fazem, em termos de similaridades de competências e relacionamentos. Este gradualismo visa, sobretudo, a salvaguarda das posições atuais, onde a empresa sabe que é rentável e, ao mesmo tempo, abrir novas possibilidades no seu contexto de rede.
In the context of industrial networks, the activities that companies perform and the resources employed in developing their relationships, define their position in the network together with the role it has to, and expected by, their counterparts. This position is closely associated with a specific identity, formed by the perception that other actors in the network have on the competences of the company and its resources, but also by other companies that it can mobilize through business relationships. This identity defines the attractiveness of the company as an exchange partner, which, in turn, affects their scope of action for changes in position - the positioning. Through two case studies, we sought to analyze how this change of position is made, taking into account the position and the identity established by the focal companies and for which they have invested over time. It is concluded that the positioning is a gradual process, in which companies seek to change its position but at the same time, keep themselves close to what they already do, in terms of the similarity of both competencies and business relationships. This gradualism is aimed mainly at safeguarding current positions, where the company knows that it is profitable and, at the same time, open up new possibilities in its network context.
Descrição: Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/7680
Aparece nas colecções:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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