Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/7675
Título: Velocidade crítica em atletas de natação pura
Autor: Ferreira, Joana Margarida Maria
Orientador: Alves, Francisco José Bessone Ferreira
Palavras-chave: Limiar láctico
Natação
Treino aeróbio
Velocidade crítica
Data de Defesa: 2012
Citação: Ferreira, Joana Margarida (2012) - Velocidade crítica em atletas de natação pura. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: O presente estudo tem como objetivos (1) entender qual a relação entre a velocidade critica (VC) em atletas de natação pura e os indicadores de desempenho da transição metabólicas aeróbia-anaeróbio e (2) qual a tolerância á fadiga numa tarefa de treino intervalado utilizando esta intensidade de exercício. 7 Nadadores (15,7«1,50 anos; 57,6 « 6,95 kg; 168,2 « 6,52 cm) realizaram um teste progressivo máximo para determinação do limiar láctico usando o método “log-log” (LogLog), do limiar D-max e da velocidade correspondente a 4 mmol.kg-1 (v4) de lactatatemia. A VC foi calculada na técnica de crol através das distâncias de 200 e 400 metros. Foi realizada uma tarefa intervalada até à exaustão de n x 100 m à VC, com 30 s de pausa, organizada em séries de 3 repetições. Confirmou-se que a VC é similar ao LogLog e à v4, apresentando correlações elevadas com todos os indicadores. No entanto, a realização da tarefa de treino à VC mostrou que esta é uma intensidade demasiado elevada para ser utilizada no treino aeróbio, levando a lactatemias de 8,2«0,85 mmol.Kg-1 logo após a primeira série e impedindo os nadadores de conseguirem realizar mais de 5 a 6 repetições.
Descrição: Mestrado em Treino de Alto Rendimento
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/7675
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Capa.pdfCapa20,83 kBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!
Dissertação Defenitiva - JoanaFerreira.pdfDocumento principal669,93 kBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.