Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/7672
Título: Efeitos principais e interacção do ângulo colo-diáfise femoral e da atividade física no mineral ósseo de diversas regiões do fêmur proximal, em crianças de 10 a 12 anos de idade
Autor: Francisco, Cecília Ayaco
Orientador: Baptista, Maria de Fátima Marcelina
Palavras-chave: Acelerometria
Actividade física
Ângulo colo-diafise femural
Crianças
Fémur
Mineral ósseo
Data de Defesa: 2012
Citação: Francisco, Cecília Ayaco (2012) - Efeitos principais e interacção do ângulo colo-diáfise femoral e da atividade física no mineral ósseo de diversas regiões do fêmur proximal, em crianças de 10 a 12 anos de idade. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: Objetivo: O presente estudo analisou os efeitos principais e a interação do ângulo colo-diáfise femoral e da atividade física no mineral ósseo de diversas regiões do fêmur proximal, em crianças de 10 a 12 anos de ambos os sexos. Métodos: A análise do ângulo colo-diáfisefemoral foi realizada através de morfometria geométrica em 115 participantes. A atividade física habitual foi avaliada por acelerometria. A composição corporal e o mineral ósseo de três regiões do fêmur proximal (colo, trocânter e intertrocânter) foram avaliados por densitometria de raio-x de dupla energia. Resultados: Depois de ajustar para a altura corporal, maturação biológica, massa magra e sexo, foi observado um efeito da atividade física na mineralização das três regiões do fêmur (p<0,05) e na área óssea do trocânter (p=0,009). Não se verificou qualquer efeito significativo do ângulo colo-diáfise femoral no mineral ou área óssea das regiões óssea estudadas. Observou-se, todavia umatendência para uma maior mineralização do trocânter nas crianças mais ativas e com maior ângulo colo-diáfise femoral (p=0,072). Conclusão:A atividade física tem um efeito importante na mineralização das diversas regiões do fêmur proximal e este efeito poderá ser eventualmente mais acentuado na região do trocânter em sujeitos com maior ângulo colo-diáfise femoral.
Descrição: Mestrado em Exercício e Saúde
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/7672
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TESE DEFINITIVA2.pdf1,31 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.