Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/7664
Título: Perfil do e-adepto do Sport Lisboa e Benfica
Autor: Silveira, Miguel Ângelo Ferreira
Orientador: Brochado, Fernando Oliveira
Palavras-chave: Comunidades online
Comportamento do consumidor
E-adepto
Marketing desportivo
Futebol
Online Communities
Consumer Behaviour
E-supporter
Sports Marketing
Football
Data de Defesa: 2014
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Silveira, Miguel Ângelo Ferreira (2014). "Perfil do e-adepto do Sport Lisboa e Benfica". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: A indústria do futebol profissional tem registado um grande crescimento nas receitas e no número de adeptos sendo atualmente uma grande indústria. A relação dos adeptos com o clube é cada vez mais próxima, com a colaboração das redes sociais e da Web 2.0. Esse facto tem-se refletido no maior número de websites não-oficiais criados pelos adeptos e no maior número de adeptos participantes em comunidades online dedicadas ao seu "clube de coração". Esta investigação procura descrever o e-adepto do SL Benfica. O estudo permitirá perceber de que forma os adeptos do SL Benfica sentem a sua relação com o clube e de que forma esse sentimento é espelhado na participação nas comunidades online dedicadas ao clube. É ainda feita uma comparação entre dois grupos de adeptos, distinguidos com base no seu comportamento de participação nas comunidades online. Os resultados do estudo confirmam que apesar de a grande maioria dos adeptos sentir uma identificação forte com o clube, são muito menos os que manifestam o desejo de participar nas comunidades online. A grande maioria dos adeptos não exibe comportamentos tribalistas no contexto online. No entanto, concluiu-se que associado a um comportamento mais ativo de participação nas comunidades online do clube, está uma maior proximidade da relação com o clube. A distância geográfica ao clube também foi identificada como um fator associado à maior participação nas comunidades online.
The professional football industry has experienced a period of strong growth in revenue and number of supporters and is currently considered as a big industry. The relationship between the football club and its supporters is increasingly closer, namely with the help from the social media and Web 2.0. This can be seen in the growing number of non-official websites that have been created by supporters and in the increasing number of supporters who participate in online communities dedicated to their favorite club. This research proposes to describe the e-supporter of SL Benfica. This thesis aims to understand the manner in which the SL Benfica supporters feel in relation to their club, as well as the way in which this feeling is mirrored in their involvement in the online communities dedicated to this club. Furthermore, two groups of supporters are compared and distinguished based on their behavior concerning their participation in the online communities. The results of this study have confirmed that although the majority of supporters feels that they strongly identify with the club, there are not many of those who express the desire to be involved in the online communities. The majority of the supporters do not exhibit tribalist behavior in the online environment. However, this investigation has concluded that a closer relationship with the club is associated with a stronger involvement in the online communities of the club. The club geographical distance was also considered to have an influence in a greater participation in the online communities."
Descrição: Mestrado em Marketing
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/7664
Aparece nas colecções:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM-MAFS-2014.pdf1,22 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.