Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/7657
Título: Educar a cultura olímpica : levantamento da situação da cultura olímpica e desportiva no sistema educativo português, um olhar sobre os alunos do 1º ciclo do ensino básico.
Autor: Santos, Claudia Sofia Rodrigues da Costa
Orientador: Pires, Gustavo Manuel Vaz da Silva
Palavras-chave: Cultura
Desporto
Educação
Olimpismo
Data de Defesa: 2012
Citação: Santos, Cláudia Sofia Costa (2012) - Educar a cultura olímpica : levantamento da situação da cultura olímpica e desportiva no sistema educativo português, um olhar sobre os alunos do 1º ciclo do ensino básico. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: Com este projeto, propõe-se conhecer o estado da situação da Cultura Olímpica e Desportiva em alunos do 1º ciclo (4º ano) do Ensino Básico através da exploração empírica, numa amostra representativa, na região metropolitana de lisboa. Foram realizados questionários aos alunos com o objetivo de perceber qual o seu grau de conhecimentos relativamente aos Princípios e Valores defendidos pelo “Movimento Olímpico”, e o quadro concetual de desporto em que estão inseridos. Este estudo tem como principais objetivos: a perceção do nível de conhecimentos dos alunos numa fase de escolaridade de grande relevância para a aquisição e compreensão do quadro concetual da realidade social que os rodeia: cultura, padrões de ação e aquisição de valores essenciais para a vida; o levantamento de necessidades para a criação de um programa específico dedicado ao Olimpismo e seus princípios, aplicável nas escolas, com o objectivo de difundir de forma coesa, consistente e igualitária a cultura defendida pelo Movimento Olímpico; o conhecimento do estado da situação da difusão da cultura olímpica e desportiva na realidade educativa portuguesa; a construção de uma fonte de investigação fidedigna e consistente que justifique a criação de medidas para a educação da cultura olímpica no sistema educativo português; a sensibilização dos Organismos competentes para o estado da situação da Cultura Olímpica observada através dos dados recolhidos da investigação (quadro concetual de Desporto, Olimpismo e Jogos Olímpicos, predominante nos alunos representativos da amostra). A metodologia usada para a investigação foi o inquérito por questionário. Foi realizado um estudo-piloto através de dois questionários, realizados “à priori”, com o objetivo de ensaiar o método de investigação e obter maior validade e fidedignidade nos resultados.
Descrição: Mestrado em Gestão do Desporto - Organizações Desportivas
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/7657
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.