Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/7652
Título: Benefícios da terapia psicomotora na perturbação do espetro do autismo : três estudos de caso de crianças entre os 6 e 7 anos
Autor: Ferreira, Alexandra Monteiro Matos
Orientador: Melo, Ana Isabel Amaral Nascimento Rodrigues de
Palavras-chave: Desenvolvimento
Formulário para o cuidador
Metodologias de intervenção
Plano terapêutico
Perfil psicoeducacional - 3
Perturbação do espetro do autismo
Psicomotricidade
Terapia psicomotora
Data de Defesa: 2014
Citação: Ferreira, Alexandra Monteiro M. (2014) - Benefícios da terapia psicomotora na perturbação do espetro do autismo : três estudos de caso de crianças entre os 6 e 7 anos. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: A investigação insere-se no âmbito do Mestrado em Reabilitação Psicomotora, no ramo de Atividade de Investigação. Centra-se na validação do contributo da Terapia Psicomotora para crianças com Perturbação do Espetro do Autismo (PEA). Assim, socorre-se de três estudos de caso, o A., o J. e o R., ambos do género masculino e com idades entre os 6 e 7 anos. Numa primeira fase foi conhecido o percurso terapêutico, clinico e desenvolvimental da criança, através da aplicação de um questionário aos pais: o Questionário da História de Vida da Criança. Posto isto, foi realizada a avaliação inicial, através da aplicação do Perfil Psicoeducacional – 3º edição (PEP-3) e da observação qualitativa. O PEP-3 engloba um teste de aplicação à criança, o Teste de Performance e um questionário de aplicação parental, o Formulário para o Cuidador. Seguiu-se a formulação do plano terapêutico e três meses de Intervenção Psicomotora, onde se buscaram os princípios da Terapia Psicomotora e estratégias decorrentes de outras metodologias de intervenção para as PEA. Posto isto, a criança foi reavaliada. A análise dos resultados evidenciou que a Terapia Psicomotora contribui, efetivamente, para o desenvolvimento das crianças com PEA, em domínios como o comportamento, a comunicação e a motricidade.
Descrição: Mestrado em Reabilitação Psicomotora
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/7652
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Alexandra Ferreira 2014.pdf4,83 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.