Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/7651
Título: Competências empreendedoras em alunos da licenciatura em Reabilitação Psicomotora da Faculdade de Motricidade Humana
Autor: Marques, Joana Filipa dos Santos
Orientador: Naia, Ana Maria Peixoto
Palavras-chave: Competências empreendedoras
Design Quasi-Experimental
Educação para o empreendedorismo
Empreendedorismo
Reabilitação psicomotora
Data de Defesa: 2014
Citação: Marques, Joana Filipa (2014) - Competências empreendedoras em alunos da licenciatura em Reabilitação Psicomotora da Faculdade de Motricidade Humana. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: O objetivo desta tese consiste em promover a Educação para o Empreendedorismo, através da introdução de competências empreendedoras, na licenciatura em Reabilitação Psicomotora. Assim, a questão de investigação que orienta este estudo é: Como promover as competências empreendedoras no currículo da licenciatura em Reabilitação Psicomotora na Faculdade de Motricidade Humana? Na tentativa de responder a esta questão, realizaram-se dois estudos, um concetual e outro empírico. No que se refere ao artigo concetual, e após análise do estado da arte desta temática, não foram encontrados estudos que promovam as competências empreendedoras na área de Reabilitação Psicomotora. As conclusões apontam para a pertinência de se promover as competências empreendedoras no currículo de Reabilitação Psicomotora, no sentido de formar profissionais mais pró-ativos, capazes de identificar todas as oportunidades, inovarem e serem criativos em todas as suas atividades, maximizando o seu perfil profissional, o que se repercute no reconhecimento da área. No artigo empírico, e depois da aplicação de um programa de promoção das competências empreendedoras, foi possível constatar a influência de diversas variáveis no desenvolvimento das competências empreendedoras, como: ‘tema inovador’, ‘apresentação inovadora’, ‘associação de estudantes’, ‘experiência profissional’, e ‘idade’. Quanto à variável ‘programa’, apenas se verificaram efeitos positivos e diferenciados do grupo de controlo na competência empreendedora relacionamento. Este trabalho inicia um processo de consciencialização que se torna necessário para que uma mudança de paradigma se verifique a nível do currículo do ensino superior.
Descrição: Mestrado em Reabilitação Psicomotora
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/7651
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese Final_Joana Marques.pdf1,05 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.