Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/7648
Título: Plano de marketing social para a Associação Crianças da Vila : planeamento de marketing em organizações sem fins lucrativos : a importância do fundraising
Autor: Andrade, Maria Torquato de Freitas Rebelo de
Orientador: Baptista, Maria Cristina Pinto
Palavras-chave: Organizações sem fins lucrativos
Plano de Marketing
Fundraising
estratégia de marketing
Nonprofit Organizations
Marketing Plan
Marketing Strategy
Data de Defesa: 2014
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Andrade, Maria Torquato de Freitas Rebelo de (2014). "Plano de marketing social para a Associação Crianças da Vila : planeamento de marketing em organizações sem fins lucrativos : a importância do fundraising". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: A Associação Crianças da Vila é uma IPSS que actua no âmbito das perturbações do desenvolvimento infantil. A Associação tem como foco principal a manutenção de uma bolsa social que pretende através de um regime de co-pagamentos, encaminhar estas crianças e jovens inseridos em famílias desfavorecidas, para um parceiro de excelência nesta área (PIN - Progresso Infantil), que disponibiliza os devidos serviços clínicos e terapêuticos. Tendo em conta esta parceria, surge com inegável interesse a concepção de um plano operacional de marketing, desenvolvido numa lógica de fundraising, para um arranque sustentável da bolsa social. Visto que o presente plano foi desenvolvido sobre um problema e organização real, a metodologia utilizada foi a de action research. A recolha de dados foi feita através de entrevistas, inquérito e dados secundários. No que respeita às questões de investigação, constatou-se que os critérios de selecção mais valorizados pelas empresas e doadores particulares são a existência de um match entre o core-business da empresa e a causa, o modo de abordagem da causa, conteúdo da mensagem, demonstração do impacto e narrativas bem clarificadas. A pesquisa e utilização de conceitos teóricos de planeamento de marketing e fundraising foram fundamentais à elaboração do projecto, permitindo apurar as principais áreas de melhoria, recomendando-se para um futuro próximo, o desenvolvimento contínuo da comunicação, para um aumento da notoriedade da Associação, que tem como objectivo último a sensibilização dos públicos e angariação de donativos para uma diminuição da taxa de rejeição das inúmeras candidaturas solicitadas.
Associação Crianças da Vila is a nonprofit institution that operates under the disorders of child development. The Association's main focus is the keeping of a "social grant"?, which intends to send these children and young people placed in disadvantaged families through a system of co-payments, to a partner of excellence in this área (PIN - Progresso Infantil), which provides the necessary clinical and therapeutic services. Given this partnership, comes with undeniable interest to design an operational marketing plan, developed upon a logic of fundraising for a sustainable and successful start-up. Given the fact that this plan was developed over a real problem and organization, the methodology used was action research. Data collection was done through interviews, surveys and secondary data. Regarding the research questions, it was found that the selection criteria most valued by businesses and individuals donors are the result from the existence of a match between the core business of the company and the cause, mode of approach cause, message content, and the demonstration of the impact and well clarified narratives. Research and use of theoretical concepts of marketing planning and fundraising were key to the development of the project, enabling ascertain the key areas of improvement, and it is recommended for the near future, the continuous development of communication, to increase the awareness of the Association, which has the ultimate goal of public awareness and fundraising (corporate and private), towards the decrease in the rate of rejection of numerous applications constantly requested.
Descrição: Mestrado em Marketing
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/7648
Aparece nas colecções:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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