Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/7641
Título: Implementação de um sistema de CRM numa companhia de seguros
Autor: Almeida, Margarida Maria Rodrigues de
Orientador: Gonçalves, Paulo
Palavras-chave: Customer Relationship Management
implementação de CRM
companhia de seguros
CRM implementation
insurance company
Data de Defesa: 2014
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Almeida, Margarida Maria Rodrigues de (2014). "Implementação de um sistema de CRM numa companhia de seguros". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: Num mercado maduro e competitivo, a constante pressão dos vários concorrentes traduz-se na necessidade de retenção e angariação de novos clientes por parte das empresas. Esta preocupação pode ser mitigada pela adopção de uma filosofia de Customer Relationship Management (CRM). Dada a competitividade que existe actualmente no sector segurador português, que conta com cerca de 80 players, é cada vez mais importante o investimento das seguradoras numa abordagem estratégica de CRM. O presente projecto apresenta uma proposta de implementação de um sistema de CRM numa Companhia de Seguros Portuguesa, suportada por um enquadramento teórico sobre os conceitos abordados e sobre o sector de negócio em causa. O projecto de implementação proposto segue uma abordagem estratégica e tecnológica, tendo em vista uma adopção do projecto por parte da empresa. Os principais resultados indiciam que existe interesse pela adopção de um sistema de CRM na empresa em estudo dada a crescente preocupação com a satisfação do cliente
In a mature and competitive market, the constant pressure from various competitors reflected a need for acquiring and retains new customers by companies. This concern can be mitigated by adopting a Customer Relationship Management (CRM) philosophy. Given the competitiveness that currently exists in the Portuguese insurance sector, which has about 80 players, it is an increasingly important investment of the insurers in a strategic CRM approach. This draft represents a proposal for implementation of a CRM system in a Portuguese insurance company, supported by a theoretical framework about the concepts covered and the business sector concerned. The draft proposed implementation, follows a strategic and technological approach, with a view to adoption of the draft by the company. The main results indicate that there is interest in the adoption of a CRM system in the company under study, given the growing concern with customer satisfaction.
Descrição: Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/7641
Aparece nas colecções:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM-MMRA-2014.pdf1,08 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.