Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/7634
Título: Proposta de um plano de marketing para a Quinta do Campo
Autor: Figueira, Duarte Nuno André
Orientador: Castro, Luís Mota de
Palavras-chave: Plano de Marketing
Turismo
Hotelaria
Serviços
Swot
Marketing Plan
Tourism
Hotel
Services
Data de Defesa: 2014
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Figueira, Duarte Nuno André (2014). "Proposta de um plano de marketing para a Quinta do Campo". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: Os responsáveis do empreendimento de turismo de habitação Quinta do Campo, após um período de estagnação e de indefinição quanto ao rumo a dar à actividade, decidiram relançar o seu negócio. Contribuiram para essa decisão a resolução de parte dos problemas financeiros que estrangulavam a actividade da Quinta e a constatação da existência de oportunidades decorrentes da expectativa de crescimento da procura turística em Portugal, especialmente no segmento de mercado em que opera. Este trabalho avalia, numa perspectiva de marketing, o actual posicionamento da Quinta do Campo e propõe um plano de marketing para a mesma. Os dados recolhidos em publicações especializadas deram uma visão global do turismo em Portugal e da sua pespectiva de evolução;a literatura consultada permitiu analisar questões essenciais relativas ao marketing aplicado ao turismo. As várias entrevistas com os responsáveis da Quinta permitiram-nos avaliar as limitações actuais da Quinta que se torna necessário ultrapassar para um relançamento bem sucedido da sua actividade. Em sintese recomenda-se, com sustentação na análise efectuada e descrita ao longo do trabalho, um plano que contemple as seguintes acções: a) Reformulação e requalificação de algumas das infraestruturas. b) Construção da marca Quinta do Campo. c) Construção de um novo site e presença nas redes sociais. d) Estudo da segmentação e da satisfação dos clientes. e) Contratação de pessoal qualificado. f) Estabelecimento de acordos com prestadores locais de serviços turísticos especializados. g) Metodologia de controlo da actividade.
The proprietors of the Quinta do Campo, a residential tourism endeavour decided to relaunch its activity, after a period of stagnation and uncertainty. The resolution of their financial problems and the awareness of the rising oportunities on the tourism sector were key factors to this decision. This project report uses a marketing perspective to evaluate Quinta do Campo?s current positioning and proposes a marketing plan to support its relaunch. Data was gathered from specialized publications that gave us a global perspective about the tourism in Portugal, and scientific papers alowed us to analyse specific issues about marketing, aplied to tourism. Several interviews with the Quinta do Campo managers alowed us to assess the current limitations of Quinta do Campo that are necessary to overcome in order to successfully relaunch its activity. In short we recomend the folowing actions, based on the analysis made and described throughout this report: a) Refurbishment and requalification of some infrastructures. b) Design of Quinta do Campo brand. c) Design of a new site, and presence on social networks. d) Study on customer segmentation and satisfaction. e) Hiring of qualified personnel. f) Establishment of agreements with local specialized touristic service providers. g) Establishing a methodology for business control.
Descrição: Mestrado em Marketing
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/7634
Aparece nas colecções:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM-DNAF-2014.pdf995,64 kBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.