Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/7627
Título: Comunicação interna no Instituto do Turismo de Portugal
Autor: Furtado, Joana Filipa Lopes da Silva
Orientador: Santos, Maria João Nicolau dos
Palavras-chave: Gestão de Recursos Humanos
Comunicação Interna
Instituto do Turismo de Portugal
Estudo do Clima Organizacional do Turismo de Portugal
Human Resource Management
Internal Communication
Tourism Institute of Portugal
Organizational Environment Study of Tourism of Portugal
Data de Defesa: 2014
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Furtado, Joana Filipa Lopes da Silva (2014). "Comunicação interna no Instituto do Turismo de Portugal". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: O objetivo deste estudo foi avaliar o clima laboral existente atualmente no Instituto do Turismo de Portugal, através da análise do nível médio de satisfação global dos colaboradores, para se conhecer o que há a melhorar relativamente à Comunicação Interna. Foram utilizados dois tipos de análise, quantitativa e qualitativa. Para a primeira, recorreu-se ao uso de um questionário, de natureza anónima e confidencial, a ser preenchido pelos colaboradores do instituto utilizando uma escala de 1 a 6 (1 - Muito Insatisfeito; 6 - Muito Satisfeito). Neste, também foram incluídos campos em aberto que em conjunto com as entrevistas comportaram uma análise qualitativa. Os resultados obtidos podem ser traduzidos pelo nível médio de satisfação global dos colaboradores (3,51), situando-se este na posição central da escala utilizada, e pelo nível médio de satisfação dos colaboradores no que diz respeito aos itens do questionário relacionados com a Comunicação Interna (3,70). No que concerne à análise de conteúdo (campos em aberto dos questionários e entrevistas), em geral, todos os participantes mencionaram a existência de uma cultura organizacional fragmentada e um distanciamento relativamente ao Conselho Diretivo. Em suma, estes resultados revelam uma oportunidade de melhoria do clima laboral existente no Turismo de Portugal, com grande potencial de crescimento. Para isso, pode-se recorrer, por exemplo, a algumas das sugestões de melhoria apresentadas pelos inquiridos nos campos em aberto dos questionários e nas entrevistas.
The aim of this study was to evaluate the work environment currently existing at the Tourism Institute of Portugal, by analyzing the average overall satisfaction level of the employees, to know what to improve in relation to Internal Communication. Two types of analysis were used, quantitative and qualitative. For the first, we resorted to the use of a questionnaire, anonymous and confidential nature, to be filled by employees of the institute using a 1-6 scale (1 - Very Dissatisfied, 6 - Very Satisfied). We also included open-answer fields, which combined with the interviews, formed the qualitative analysis. The results can be translated by the average overall satisfaction level of the employees (3,51), this being situated at the central position of the scale used, and by the average satisfaction level of the employees regarding the questionnaire items related with the Internal Communication (3,70). Concerning the content analysis (open-answer fields of the questionnaires and interviews), in general, all participants mentioned the existence of a fragmented organizational culture and a distant relationship with the Governing Board. In summary, these results reveal an opportunity to improve the existing work environment in Turismo de Portugal, with great potential for growth. To achieve this, for example, there could be used some of the suggestions for improvement made by the respondents in the open-answer fields of the questionnaires and interviews.
Descrição: Mestrado em Gestão de Recursos Humanos
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/7627
Aparece nas colecções:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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