Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/7622
Título: As alterações na geografia do comércio externo de Portugal : o caso do sector dos equipamentos de transporte
Autor: Costa, Rafaela Leal da
Orientador: Lopes, João
Palavras-chave: Comércio externo
Deslocalização
Equipamentos de transporte
Especialização Vertical
Modelo Input-Output
Portugal
WIOD
Delocalization
External Trade
Input-Output Model
Transport Equipment,
Vertical Specialization
Data de Defesa: 2014
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Costa, Rafaela Leal da (2014). "As alterações na geografia do comércio externo de Portugal : o caso do sector dos equipamentos de transporte". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: Ao longo dos anos, como é do conhecimento de todos, temos assistido a várias alterações na geografia do comércio mundial. Os países de produção e de destino dos bens foram-se alterando ao longo do tempo, assim como a forma como os bens são produzidos, enquanto inicialmente eram produzidos quase na sua totalidade num único país, hoje em dia já não é assim. Neste trabalho o alvo das pesquisas efetuadas é o sector dos equipamentos de transporte, escolha que se deveu em grande medida ao facto de estarem sediadas, neste momento, em Portugal quatro grandes marcas de veículos, a Peugeot-Citroën, em Mangualde, a Volkswagen, em Palmela, a Mitsubishi, no Tramagal e a Toyota, em Ovar, que representam praticamente 100% da produção deste sector em solo português. Assim este estudo passa essencialmente por analisar detalhadamente as alterações comerciais verificadas no sector dos equipamentos de transporte na Europa, mas particularmente em Portugal, tendo como principais objetivos perceber quais os países que têm vindo a ganhar importância e para onde se tem deslocado e como tem sido fragmentada a produção dos bens deste sector.
Over the years, as we all know, we have witnessed several changes in the geography of world trade. Countries of production and destination of goods were up changing over time, as well as the way goods are produced, while initially were produced almost entirely in one country today is no longer so. The target of this research is the sector of transport equipment, a choice which was due largely to the fact that nowadays, four of the major vehicles brands have industries in Portugal, the Peugeot-Citroën, in Mangualde, the Volkswagen, in Palmela, the Mitsubishi, in Tramagal, and the Toyota, in Ovar, representing nearly 100% of the output of this sector in Portugal. This study involves the detailed analysis of the changes in the international trade of the transport equipment sector in Europe, giving particular attention to Portugal, and having as main objectives to understand which countries have been gaining importance and to where has gone and how has been fragmented the production of this sector goods.
Descrição: Mestrado em Economia Internacional e Estudos Europeus
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/7622
Aparece nas colecções:DE - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM-RLC-2014.pdf1,15 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.