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Título: O impacto do M-Business nas organizações : análise aos impactos do M-Bussiness ao nível individual
Autor: Ramires, Diogo Miguel Barreiros
Orientador: Picoto, Winnie Ng
Palavras-chave: m-business
valor m-business
adoção SI
impactos m-business
equilíbrio da vida pessoal e profissional
m-business value
IS adoption
m-business impacts
work life balance
Data de Defesa: 2014
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Ramires, Diogo Miguel Barreiros (2014). "O impacto do M-Business nas organizações : análise aos impactos do M-Bussiness ao nível individual". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: As tecnologias de informação, devido ao desenvolvimento tecnológico, definem e caracterizam a atual sociedade, desempenhando um papel fundamental na partilha e acesso de informação. O e-commerce e o e-business deixam de estar limitados a um espaço fixo, e a sua utilização torna-se possível sem restrição temporal ou geográfica , originando o m-business. As características diferenciadoras e inovadoras do m-business geram oportunidades e vantagens para toda a cadeia de valor organizacional, inclusive uma alteração no contexto de trabalho tradicional. O objetivo desta pesquisa é analisar os impactos do m-business, nos funcionários, nomeadamente quais os antecedentes de uso do m-business, e impactos na performance e no equilíbrio entre vida pessoal e profissional. É proposto um modelo, desenvolvido com base na TAM, DOI e TTF, e é utilizado o smartPLS para testar as suas causalidades. O estudo, apesar de não explicar os antecedentes de uso do m-business, conclui que o uso do m-business tem impactos na performance profissional e no equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. São apresentadas contribuições de âmbito académico e profissional.
Information technology, due to technology development, are defining present society, playing an important role in information sharing and access. E-commerce and e-business are no longer limited to a stationary space, and its utilization is becoming possible without temporal or spatial restrictions, originating m-business. The unique and innovative characteristics of m-business create opportunities and advantages for organizations, and changings to traditional work context. The main purpose of this study is to analyse the impacts of m-busines on employees, namely, the antecedents of the use of m-business and the impacts of m-business on professional performance and work life balance. A research model is proposed, based on TAM, DOI and TTF, and it is used smartPLS to test the causalities in the proposed model. The study, despite not explaining the antecendents of use of m-business, concludes that the use of m-business has professional performance and work life balance impacts. This study presents, both academic and professional contributions.
Descrição: Mestrado em Ciências Empresariais
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/7620
Aparece nas colecções:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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