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Título: Fatores determinantes da informação financeira na Internet : o caso das empresas do FTSE100
Autor: Vicente, Cristina Isabel Alves
Orientador: Pinto, Inês Fonseca
Palavras-chave: Internet Financial Reporting
FTSE100
Internet
Investidores
Investors
Data de Defesa: 2014
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Vicente, Cristina Isabel Alves (2014). "Fatores determinantes da informação financeira na Internet : o caso das empresas do FTSE100". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: O fenómeno da internet veio revolucionar os padrões tradicionais de divulgação e tratamento de informação nas empresas, permitindo assim, um contato mais próximo com os seus investidores. Como tal, surgem novas oportunidades para as empresas, novas formas de comunicar, permitindo usufruir de um canal de comunicação poderoso a baixo custo. Desta forma, cada empresa tende a diferenciar-se de forma a atrair investidores. Considerando as oportunidades, foi elaborado um índice com uma listagem de itens, verificando quais as informações corporativas presentes nos sites institucionais. E como tal, surgem variáveis determinantes no nível de IFR na divulgação, nomeadamente tamanho, rentabilidade, indústria tecnológica, free float, risco sistemático, empresas cotadas em mercados estrangeiros e a corporate governance. O presente trabalho, pretende analisar o impacto destas diferentes variáveis no nível de divulgação de informação corporativa, utilizando o conjunto de empresas do índice FTSE100 indicadas no mercado de capitais inglês. No desenvolvimento do estudo, os dados foram obtidos através da observação direta e análise descritiva e intuitiva. Desta forma os resultados obtidos, demostram que as empresas cotadas no FTSE100 apostam na divulgação de informação e que as variáveis como a dimensão da empresa e de corporate governance têm impacto no nível de divulgação através da internet.
The internet phenomenon has deeply transformed the traditional way of processing the information and the way of communicating with investors. The internet allows new opportunities of business, new ways of communicating, being a powerful communication channel at a low cost. Each company tends to differentiate themselves in order to attract investors. Therefore, in order to analyze the level of IFR in a sample of UK firms, we constitute an index for a sample of listed UK firm based on a list of items from the literature. The index includes two major groups of itens: (1) one with the contents of the information disclosed in the site and (2) the other regarding the presentation of the information in the site. Additionally, we also verify if variables such as firm size, profitability, technology industry, free float, systematic risk, companies listed on overseas markets and the corporate governance mechanisms has any impact on the level of IFR. Our analysis is based on the set of companies of the FTSE 100 index. Data were obtained through direct observation of the different institutional sites. The results show that companies listed on FTSE100 invest on the disclosure via the internet to investors and that variables as the size, profitability and corporate governance mechanisms have an influence in the level of IFR of FTSE 100´s firms.
Descrição: Mestrado em Ciências Empresariais
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/7600
Aparece nas colecções:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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