Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/7592
Título: Marcas comerciais como indicador de inovação de produto e de evolução sectorial : uma aplicação ao negócio da imprensa escrita em Portugal
Autor: Goncalves, Emanuel David Mestre
Orientador: Mendonça, Sandro
Palavras-chave: Inovação
Serviços
Imprensa
Marcas
Innovation
Services
Newspapers
Trademarks
Data de Defesa: 2014
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Goncalves, Emanuel David Mestre (2014). "Marcas comerciais como indicador de inovação de produto e de evolução sectorial : uma aplicação ao negócio da imprensa escrita em Portugal". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: O sector dos serviços representa actualmente cerca de dois terços do PIB das economias mais avançadas. Todavia, de acordo com a OCDE, o impacto deste sector numa economia moderna vai muito para além desta percentagem. Conhecer e quantificar o processo de inovação associado a este sector tornou-se, pois, relevante para tomadas de decisão em políticas de C&T. Na literatura económica existe um consenso crescente na utilização da ?marca? como indicador de inovação não-tecnológica, sobretudo apropriada à medição das inovações de marketing e com especial relevância para os serviços. A nossa pesquisa focou-se na imprensa escrita portuguesa que explorámos numa óptica Schumpeteriana, a partir de uma nova base de dados construída sistematicamente a partir de fontes primárias. Recolhemos a partir das plataformas electrónicas do INPI, da IHMI e da OMPI, 2471 pedidos de marca concedidos às 551 unidades de negócio que foram verificadas como sendo parte desta indústria (via APCT) para o período compreendido entre 1986 e 2014. Concentrámos a nossa enfoque nos vinte anos entre 1994 e 2013, incluindo na nossa análise todas as marcas com origem em títulos publicados pela população de editoras activas no período. Os resultados reflectem a competitividade e o dinamismo da indústria da imprensa escrita, mas também viragens dramáticas que caracterizam uma realidade em recomposição acelerada. A evidência mostra uma transformação estrutural ao nível das suas tecnologias de suporte e modelos de negócio, com implicações para a estratégia e política pública, que justifica mais pesquisa no futuro.
The service sector represents more than two thirds of the GDP of developed economies. Nevertheless, according the OECD, the economic impact of services in the modern economies goes beyond that threshold. The quantification and understanding of the innovation process in the service sector has, indeed, become relevant for science and technology policy-making purposes. In the economic literature there is an increasing consensus about the use of trademakrs as an indicator of non-technological innovation, namely, about their use as a metrics of marketing innovations that characterise services. Our research foccuses in the Portuguese printed news industry. By analyzing the primary data and in accordance with Schumpeter?s theory we describe the evolution of this industry. The data was assembled from INPI, OHIM and WIPO databases, using the TM View platform. We collected data for 2471 trademarks applied for by the 551 business units that formed this industry during the period 1986 to 2014 (accordingly to the Portuguese organization that monitors newspaper and magazine circulation). Our analysis concentrates on the last two decades, from 1994 to 2013, and includes all trademarks from the entire population of publishers active during that period. The results reflect the competitiveness and dynamism of the print media industry, but also the dramatic turns that characterize a reality in accelerated change. The evidence shows a phenomenon of structural transformation in the supporting technologies and business models, with implications for strategy and public policy, which justifies more research in the future.
Descrição: Mestrado em Economia e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/7592
Aparece nas colecções:DE - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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