Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/7569
Título: O espaço na gestão de categorias : um caso prático
Autor: Ramos, Renato Emiliano Freitas Gonçalves
Orientador: Veríssimo, José
Palavras-chave: Retalho
gestão de categorias
gestão de espaço
espaço de linear
distribuição do espaço na proporção das vendas
produtos de consumo embalados
Retail
category management
space management
shelf space management
space to movement
fast moving consumer goods
Data de Defesa: 2014
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Ramos, Renato Emiliano Freitas Gonçalves (2014). "O espaço na gestão de categorias : um caso prático". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: A gestão de categorias desempenha um papel de importância crescente no retalho, e o espaço de linear, é uma variável determinante nos resultados das categorias. O espaço é o recurso mais escasso de um retalhista, e um importante instrumento de marketing nos produtos comercializados em auto-serviço. Os retalhistas podem aumentar as suas vendas, mas também diminuir os custos, através da forma como colocam os produtos no espaço. Um retalhista português iniciou um projecto de gestão de espaço de linear, com uma estratégia de distribuição simples e realista. O espaço foi distribuído na proporção directa das vendas, estratégia comum no sector. Através de uma experiência, com 4 categorias em 2 lojas, medimos a sua eficácia. Os resultados evidenciaram a importância do espaço no crescimento das vendas. Contudo, com esta estratégia os retalhistas apenas podem esperar fracos crescimentos nas vendas.
Category management plays an increasingly important role in retail management and the shelf space is a determinant variable in the results of the category. Shelf space is the retailer´s scarcest resource. For the fast moving consumer goods, in the self-service selling situations, shelves are an important marketing instrument. Retailers cannot only increase their profit but also decrease cost by proper management of shelf allocation and products display. Space management tools and strategies are thus badly needed. For that purpose, a Portuguese retailer started a project for a top down approach on shelf space management. They needed a simple and realistic model for space allocation. We used a common strategy in the sector to allocate shelf space to products: the direct proportion of their sales. Through a field experiment in 4 categories and 2 stores, where we customized shelf based on store specific movement, we measured the effectiveness of this space management technique. The results gave supporting evidence that space matters and plays and important part in increasing product sales. However, with this strategy for space allocation retailers should expect only modest gains in category sales.
Descrição: Mestrado em Gestão MBA
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/7569
Aparece nas colecções:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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