Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/7556
Título: Efeitos de programas de exercício realizados em casa em indivíduos com osteoartrose do joelho : ensaios clínicos.
Autor: Campos, Pedro Jorge Lopes
Orientador: Espanha, Maria Margarida Marques Rebelo
Palavras-chave: Ensaios clínicos aleatorizados
Exercício em casa
Osteoartrose do joelho
Revisão sistemática
Data de Defesa: 2012
Citação: Campos, Pedro Lopes (2012) - Efeitos de programas de exercício realizados em casa em indivíduos com osteoartrose do joelho : ensaios clínicos. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: Objectivo: Sumariar a evidência a partir de ensaios clínicos aleatorizados e controlados na efectividade de programas de exercício no domicílio para pacientes com osteoartrose do joelho. Metodologia: Revisão sistemática de artigos que envolvessem programas de exercício em casa para a osteoartrose do joelho existentes até 2011. Critérios de selecção: Para a selecção dos artigos foram considerados os seguintes critérios: (1) Estudos de investigação sobre Osteoartrose do Joelho; (2) Estudos de intervenção através de programas de exercícios em ambulatório (Home Based); (3) Estudos com desenho metodológico do tipo ensaios clínicos randomizados [randomized control trials (RCT)] e ensaios clínicos controlados [controlled clinical trials (CCT)]; (4) Estudos publicados em língua Inglesa ou portuguesa; (5) Publicações até 2011. Posteriormente (6) a classificação dos artigos utilizando a escala PEDro com nota igual ou superior a 6. Resultados: Da amostra total de 1486 artigos recolhidos em 5 bases de dados distintas, só 12 cumpriram os critérios de inclusão, incluindo a classificação mínima pretendida após a avaliação da qualidade metodológica através da escala PEDro. Conclusões: Os 12 artigos desta revisão sistemática, demonstraram ser bastante distintos entre si quanto à amostra, duração da intervenção, tipos de exercícios incluídos no programa de exercício e outcomes avaliados. Os quatro outcomes mais comuns dos estudos, intensidade de dor, rigidez articular, funcionalidade e força muscular demonstram que o exercício em casa pode ser considerado eficaz, ao resultarem melhorias nos pacientes com OA do joelho.
Descrição: Mestrado em Ciências da Fisioterapia
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/7556
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.