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Título: Educação popular : ausências e emergências dos novos conhecimentos e sujeitos políticos da economia solidária
Autor: Leão, Carolina Valéria de Moura
Orientador: Ferreira, José Maria Carvalho
Palavras-chave: Pedagogia da Autogestão
Educação Popular
Economia Solidária
Trabalho associado
Data de Defesa: 2014
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Leão, Carolina Valéria de Moura (2014). "Educação popular : ausências e emergências dos novos conhecimentos e sujeitos políticos da economia solidária". Tese de Doutoramento, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: As articulações dos trabalhadores e trabalhadoras do movimento social da Economia Solidária, no Brasil, demonstram que as suas práticas sociais de autogestão do trabalho necessitam de novas referências pedagógicas, em conformidade com o seu caráter emancipatório. A necessidade de reunir os elementos que configurem a Pedagogia da Autogestão, na Educação Popular em Economia Solidária, está entre as suas preocupações. Esta investigação busca conhecer quais são estes elementos, a partir da práxis político pedagógica dos grupos de produção associada do CTC, com a pedagogia da Criação do Saber, no interior do trabalho associado e educação. Assim, recorre a uma metodologia de inserção da investigadora num processo vivencial, a Investigação Ação Participativa (IAP). Esta compreende etapas de aproximação dos sujeitos e reconhecimento inicial do “objeto de estudo abordado”; a inserção com a realização de acordos coletivos de investigação, recorte e identificação do “objeto provisoriamente co- construído”; tratamento das informações vivenciais com transcrições, codificações, criação do modelo de análise e exposição comentada; partilha-interação do “objeto co- construído”. Os elementos encontrados incluem a conceção de educação; o método, a metodologia, o papel dos educadores, a aprendizagem de uns com os outros e a didática.
The joints of the working men and women of the social movement of Solidarity Economy in Brazil, show that their social practices self-management require new instructional references, in accordance with its emancipatory character. The need to bring together the elements that constitute the Pedagogy of Self-Management in Popular Education of Solidarity Economy, is among your concerns. This research seeks to know what these elements are, from the pedagogical and political praxis of groups associated of CTC, with the pedagogy of “Knowledge Creation”, within the associated work and education. Thus, uses a methodology of insertion of a researcher experience process , Participatory Action Research (IAP). This one includes steps to approach the subject and initial recognition of the "object of study addressed"; insertion with the realization of collective agreements research, identification of the cut " provisionally co - constructed object"; treatment of experiential information with transcriptions, coding, creation of the analysis model and commented exposition; and sharing interaction "co - constructed object" The items found include the design of education; method, the methodology; the role of educators , learning from each other and didactic.
Descrição: Doutoramento em Sociologia Económica e das Organizações
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/7554
Aparece nas colecções:DCS - Teses de Doutoramento / Ph.D. Thesis
BISEG - Teses de Doutoramento / Ph.D. Thesis

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