Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/7552
Título: Psicomotricidade em saúde mental infantil : Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental da Infância e Adolescência do Hospital de São Francisco Xavier do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental
Autor: Castro, Marisa Daniela Rego de
Orientador: Martins, Rui Fernando Roque
Palavras-chave: Avaliação
Desenvolvimento
Equipa multidisciplinar
Infância
Modelo integrado
Observação
Projeto pedagógico-terapêutico
Psicomotricidade
Psicopatologia
Data: 2012
Citação: Castro, Marisa (2012) - Psicomotricidade em saúde mental infantil : Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental da Infância e Adolescência do Hospital de São Francisco Xavier do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental. Relatório de Estágio. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade humana.
Resumo: O presente relatório traduz o resultado do estágio desenvolvido, no ano letivo 2011/2012, no Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental da Infância e Adolescência do Hospital de São Francisco Xavier, no âmbito do Mestrado em Reabilitação Psicomotora. Este serviço presta cuidados no domínio da prevenção, tratamento e reabilitação, dispondo de uma vasta equipa multidisciplinar ao nível da pedopsiquiatria, enfermagem, psicologia, serviço social e psicomotricidade. Esta valência é uma resposta para problemáticas situadas na convergência do psiquismo e do somático, que podem beneficiar de mediação corporal. Maioritariamente a intervenção psicomotora é realizada em sessões semanais, com duração de 45/50 minutos, num contexto promotor de experiências diversificadas, onde se preconiza que o sujeito seja agente ativo e criativo. Procura atender a criança ou o adolescente num modelo integrado, em articulação com o contexto familiar e social. Nos casos em acompanhamento, registou-se uma evolução terapêutica positiva ao nível psicomotor, psicoafetivo e cognitivo. Toda a atividade formativa complementar se mostrou fundamental na compreensão das psicopatologias, bem como na conceção e implementação de projetos pedagógico-terapêuticos individualizados. Este estágio permitiu consubstanciar os conhecimentos teóricos na prática profissional, em regime de supervisão, fundamental antes de enveredar para o mercado de trabalho.
Descrição: Mestrado em Reabilitação Psicomotora
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/7552
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatorio de Estagio_definitivo_Marisa Castro.pdfDocumento principal1,8 MBAdobe PDFVer/Abrir
GOC_PDF.pdfAnexo308,09 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.