Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/7547
Título: Motivação para a prática de actividades de fitness em contexto de ginásio : estudo de caso
Autor: Oliveira, Liliana Lopes
Orientador: Baptista, Cristina
Palavras-chave: marketing desportivo
fitness
modalidades
motivação
sports marketing
activities
motivation
Data de Defesa: 2014
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Oliveira, Liliana Lopes (2014). "Motivação para a prática de actividades de fitness em contexto de ginásio : estudo de caso". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: O propósito da presente dissertação é compreender as motivações para a prática de actividades de fitness em contexto de ginásio. A falta de estudos nesta área e a necessidade de compreensão do perfil do cliente por parte dos gestores de ginásios são os dois motivos mais relevantes para a realização deste estudo. A diferenciação prende-se com a abordagem específica das motivações perante as modalidades de fitness em contexto de ginásio em detrimento da prática desportiva geral. O objectivo é compreender quais os factores motivacionais que mais influenciam a decisão desportiva de actividades de fitness. Para tal são realizadas pesquisas tanto qualitativas, para levantamento de informação, como quantitativas, para verificar o efeito das motivações na decisão desportiva. Os resultados apresentam a motivação "controlo de peso" mais associada a um treino maioritariamente cardiovascular, e o "ganho de massa muscular" mais associado ao treino de força.
The purpose of this thesis is to understand the motivations towards the practice of fitness activities in a gymnasium context. The two reasons more relevant for doing this study are the lack of studies in this specific research topic and the need that gymnasium managers have to understand their customer?s profile. The differentiation is the specific approach to study motivations towards fitness activities in a gymnasium context instead of the practice of other sporting activities. The goal is to understand which motivational factors are influencing fitness activity decisions. For that purpose both qualitative and quantitative methods are used in data collection in order to see the effect of motivation on the decision making process. The results show that "weight control" is more associated with cardiovascular training and "building muscle" is more associated with strength training.
Descrição: Mestrado em Marketing
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/7547
Aparece nas colecções:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM-LLO-2014.pdf1,23 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.