Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/7542
Título: Relatório de aprofundamento de competências profissionais : intervenção psicomotora nas DID, Centro de Educação para o Cidadão Deficiente.
Autor: Freches, Cristina Alexandra Mendes
Orientador: Morato, Pedro Jorge Moreira de Parrot
Palavras-chave: Actividade motora adaptada
Comportamento adaptativo
Deficiência motora
Dificuldade intelectual e desenvolvimental
Equilíbrio
Equitação
Psicomotricidade
Teste de Bruininks-Oserestky
Trissomia 21
Data: 2012
Citação: Freches, Cristina (2012) - Relatório de aprofundamento de competências profissionais : intervenção psicomotora nas DID, Centro de Educação para o Cidadão Deficiente. Relatório de Estágio. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: A Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental é definida como um conjunto de limitações significativas ao nível do funcionamento intelectual e do comportamento adaptativo expresso em três domínios fundamentais – o conceptual, o social e o prático – manifestando-se antes dos 18 anos de idade. Neste relatório pretende-se abordar a Psicomotricidade na DID. Inicialmente é apresentada uma breve caracterização das formas de intervenção, nomeadamente a Psicomotricidade, a Atividade Motora Adaptada, a Equitação Terapêutica e a Intervenção em meio aquático. Em seguida é feita uma sucinta abordagem à DID contemplando uma curta evolução histórica, a etiologia, as principais características associadas e o comportamento adaptativo. É também explicada a importância da Psicomotricidade como forma de intervenção habilitativa ou (re)habilitativa. Posteriormente é feita a caracterização de cada um dos grupos de intervenção e a avaliação de cada um deles nos vários contextos (ginásio, piscina e equitação), sendo que os melhores resultados nos três grupos foram obtidos no subteste da Corrida de Velocidade/Agilidade, e os resultados inferiores nos subtestes da Coordenação Bilateral e da Integração Motora Fina. Por fim, analisa-se de forma mais detalha dois estudos de caso onde se registou uma pequena evolução, nomeadamente na capacidade autodeterminante relativamente a um deles e a concentração e atenção nas tarefas relativamente a outro.
Descrição: Mestrado em Reabilitação Psicomotora
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/7542
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Cristina Freches_Intervenção Psicomotora nas DID_2012.pdf3,82 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.