Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/7534
Título: Desenvolvimento motor e competências grafomotoras na escrita. Estudo da relação entre os factores da motricidade global [destreza manual, coordenação motora e equilíbrio] e a integração visuomotora e a qualidade e velocidade da escrita.
Autor: Leitão, Alexandre António Cardoso
Orientador: Martins, Rui Fernando Roque
Palavras-chave: Acto grafomotor
Desenvolvimento da escrita
Desenvolvimento motor infantil
Habilidades motoras primárias
Pinça funcional
Programação motora
Sucesso escolar
M-ABC-2
VMI
BHK
Coordenação motora
Destreza manual
Equilíbrio
Integração visuomotora
Motricidade global
Qualidade da escrita
Velocidade da escrita
Data de Defesa: 2012
Citação: Leitão, Alexandre Cardoso (2012). Desenvolvimento motor e competências grafomotoras na escrita. Estudo da relação entre os factores da motricidade global [destreza manual, coordenação motora e equilíbrio] e a integração visuomotora e a qualidade e velocidade da escrita. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: ARTIGO 1: No presente artigo efectua-se uma análise dos processos de aquisição e retenção das aptidões motoras globais até aos 6 anos de idade e das aptidões adquiríveis até à mesma idade no desenho e na escrita. Ao analisar as aptidões anteriores, revisitou-se a evolução desses processos até ao primeiro ano de escolaridade, colocando em relevo as competências necessárias para o sucesso em contexto escolar. Finalmente, analisaram-se alguns estudos nas áreas da motricidade global, da escrita e do desenho, procurando evidenciar possíveis relações entre a motricidade global e as aptidões relativas ao desenho e à escrita. ARTIGO 2: O presente estudo visa analisar as relações existentes entre os factores da motricidade global (destreza manual, coordenação motora e equilíbrio) e a integração visuomotora e a qualidade e velocidade da escrita. Neste contexto, foram seleccionadas 45 crianças com idades compreendidas entre os 72 e 83 meses. Estas crianças frequentavam o primeiro ano de escolaridade, em 4 escolas pertencentes ao Agrupamento de Escolas de São Bruno, no Concelho de Oeiras. A estes alunos foram aplicados o Movement Assessment Battery for Children 2 (M-ABC-2), o Teste de Integração Visuomotora (Visuomotor Integration Test / VMI) e a Escala de Avaliação Rápida da Escrita (L’échelle d’Évaluation Rapide de l’Écriture chez l’Enfant / BHK) no final do ano lectivo, durante o horário escolar. Na análise estatística desta investigação não se observaram relações entre a qualidade e velocidade da escrita, a integração visuomotora e as componentes associadas à praxia global. Os resultados obtidos são suportados pelas conclusões obtidas em alguns estudos anteriores de outros autores.
Descrição: Mestrado em Reabilitação Psicomotora
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/7534
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
artigo_teorico_06_06_2012.pdfArtigo teórico388,88 kBAdobe PDFVer/Abrir
artigo_científico_06_06_2012.pdfArtigo empírico497,3 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.