Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/7506
Título: Avaliação do desempenho dos atletas de basquetebol no teste fitness intermitente 30-15
Autor: Lopes, Serafim dos Santos Fernandes
Orientador: Alves, Francisco José Bessone Ferreira
Palavras-chave: Basquetebol
IMC
Intermitente Fitness Test
Performance
Peso
Teste 30-15
Data de Defesa: 2012
Citação: Lopes, Serafim (2012) - Avaliação do desempenho dos atletas de basquetebol no teste fitness intermitente 30-15. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: Durante as últimas décadas, o Basquetebol tem sido alvo de estudos no que se refere ao desempenho cardiovascular e prestação geral dos atletas – A performance. Desta forma foram surgindo vários testes, daí também surgiram os testes intermitentesde forma a avaliar a performance no Basquetebol visto esta ser uma modalidade intermitente. Este estudo refere-se á aplicação do teste 30-15 IFT (Intermittent FitnessTest) num grupo de Atletas de Basquetebol. É um teste de corrida criadorecentemente em França pelo Dr. Martin Buchheit, que visa avaliar a performance doatleta de uma forma mais funcional e real possível. Deste modo, constituiu-se como objectivos do estudo em rimeira mão, definiros níveis atingidos por cada um dos atletas e diferenças entre eles. Posteriormente verificar a correlação existente entre o resultado atingido com as suas características P (peso), Altura, IMC, Anos de prática da modalidade e a posição dos atletas dentro de campo. Os principais resultados deste estudo evidenciaram uma grande correlaçãoentre IMC e o IFT, por outro lado uma fraca correlação entre o Peso e o IFT. Apesar da homogeneidade dos atletas relativamente ao posicionamento em campo, não nos foi possível concluir uma grande participação da Posição no campo como factor limitativo á performance no IFT. Após uma análise feita á evolução de testes de terreno para o Basquetebol, também se verificou a grande adaptabilidade do IFT ao Basquetebol, não só pela intermitência como também pela sua característica funcional relativamente a esta modalidade.
Descrição: Mestrado em Ciências da Fisioterapia
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/7506
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TESE IFT 30-15 DESEMPENHO BASQUETEBOL - FINAL.pdf712,17 kBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.