Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/7469
Título: A inteligência competitiva em internacional new ventures portuguesas : um estudo exploratório
Autor: Oliveira, Ricardo Miguel da Fonseca
Orientador: Nevado, Pedro Picaluga
Palavras-chave: inteligência competitiva
international new venture
internacionalização
oportunidade
competitive intelligence
internationalization
opportunity
Data de Defesa: 2014
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Oliveira, Ricardo Miguel da Fonseca (2014). "A inteligência competitiva em internacional new ventures portuguesas : um estudo exploratório". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: Ao longo das últimas décadas o comportamento organizacional e competitivo das empresas tem mudado acentuadamente. Num contexto cada vez mais global a inteligência competitiva apresenta-se como uma dimensão de suporte à identificação das alterações, tendências, oportunidades e ameaças e sustentação dos processos de apoio à tomada de decisão de empresas que fazem do mercado global o seu ambiente de negócio. Não existe um modelo conceptual que sustente a materialização da inteligência competitiva em empresas de internacionalização acelerada, denominadas por international new ventures. A interligação destes dois conceitos na investigação remete uma abordagem de convergência. A inteligência competitiva é nestas empresas um suporte à sua sustentabilidade e vantagem competitiva, através do seu profícuo contributo para a equipa empreendedora, intensidade de conhecimento e capital relacional da empresa, no processo dinâmico de identificação e exploração de oportunidades. O suporte empírico baseado na metodologia systematic combining permite a inter-relação entre o mundo empírico das empresas portuguesas e o estudo de casos. Por esta via os resultados demonstram que as international new ventures portuguesas seguem uma trajectória incremental entre uma dimensão de inteligência competitiva mais informal e orgânica, baseada no capital relacional, até uma dimensão mais estruturada e funcional, no suporte às acções da empresa. É na exploração de oportunidades internacionais que o processo de internacionalização atinge o seu epílogo, sustentado pela dimensão de inteligência competitiva no suporte à tomada de decisão estratégica da empresa, diminuindo a incerteza do decisor e incrementando a eficácia e eficiência desse processo, e sustentando a vantagem competitiva da empresa.
Over the past few decades the organizational and competitive behavior of enterprises has changed significantly. In an increasing global context, competitive intelligence arises as a dimension that supports the identification of moves, tendencies, opportunities, threats and sustains the decision-making processes in enterprises which makes the global market the business environment. In literature does not exist a conceptual model that sustains the implementation of competitive intelligence in enterprises that follow an accelerated internationalization path designated by international new ventures. The interconnection between these two concepts in investigation conducts to a convergence approach. The competitive intelligence within these enterprises is the support of sustainability and competitive advantage. It is through this contribution for top management team, knowledge intensity and social capital of the enterprise that a dynamic process of identification and exploitation of opportunities occurs. The empirical support of this Dissertation is based on a systematic combining methodology that allows the matching between the known empirical world within Portuguese companies and case studies. Therefore, results show that international new ventures follow an incremental path between an informal and an organic competitive intelligence dimension, supported by social capital until a structured and functional dimension, in the support of enterprises, comes into place. It is in the exploitation of opportunities that the internationalization process reaches its epilogue, supported by the competitive intelligence in the strategic decision-making process within the enterprise, decreasing the uncertainly of the decision maker and increasing the effectiveness and efficiency of organizational process, which also sustains a significant competitive advantage.
Descrição: Mestrado em Ciências Empresariais
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/7469
Aparece nas colecções:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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