Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/7467
Título: A sustentabilidade ambiental e a eficiência energética, como ferramentas na criação de valor empresarial : o caso internacional Silvelox SPA
Autor: Ribeiro, Olga Marisa Gomes
Orientador: Nevado, Pedro Picaluga
Palavras-chave: Ambiental
Criação de Valor
Eco Inovação
Eficiência Energética
Internacional
Porta
Sustentabilidade
Environmental
Value Creation
Eco Innovation
Energy Efficiency
International
Door
Sustainability
Data de Defesa: 2014
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Ribeiro, Olga Marisa Gomes (2014). "A sustentabilidade ambiental e a eficiência energética, como ferramentas na criação de valor empresarial : o caso internacional Silvelox SPA". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: A presente dissertação de mestrado investiga as práticas e as barreiras à internacionalização na sequência de um processo de turnaround. Na elaboração do presente trabalho foram consideradas diversas correntes de Gestão Estratégica, destacando-se as mais recentes e as que elegem a criação de valor alicerçada em produtos sustentáveis, eficientes energeticamente e inovadores tecnologicamente. Nesta perspectiva, foi desenvolvido um estudo de caso, na empresa Silvelox no qual foi dada especial atenção ao produto inovador e eco eficiente da porta, de madeira para garagem - Overlap. Ao longo da investigação foi dada especial atenção aos aspectos relacionados com a sustentabilidade ambiental, eficiência energética e criação de valor partilhado. Através do estudo de caso entre outros aspectos foram avaliadas as barreiras à internacionalização e verificada a aplicabilidade do Modelo de Eco Estratégia. Com base na revisão bibliográfica e nos resultados do estudo do caso, concluiu-se que as empresas que oferecem um produto inovador e eco eficiente têm maior capacidade de se internacionalizarem.
This dissertation is a research about the practices and obstacles to the internationalization following a turnaround process. In preparing this work several current Strategic Management were considered, highlighting the most recent and the ones that elect the value creation rooted in sustainable, energy efficient and technologically innovative products. In this perspective, a case study, the company Silvelox, in which special attention was given to the Innovative and Eco Efficient product, a garage wooden door - Overlap. During the research it was given particular attention to issues related to environmental sustainability, energy efficiency and creating shared value. Throughout the case study among others issues were evaluated the obstacles to the internationalization and verified the applicability of the Model of Eco Strategy. Based on the literature review and the results of the case study, it was concluded that companies that offer an Eco Innovative and efficient product have higher capacity to globalize.
Descrição: Mestrado em Ciências Empresariais
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/7467
Aparece nas colecções:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM-OMGR-2014.pdf1,31 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.