Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/7465
Título: Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Eça de Queirós no ano letivo 2011-2012
Autor: Puim, Aléxio Dâmaso Medeiros
Orientador: Ferro, Nuno Alberto Seruca
Palavras-chave: Actividades físicas e desportivas
Alunos
Aptidão física
Aprendizagem
Avaliação
Desporto escolar
Educação física
Escola
Data: 2012
Citação: Puim, Aléxio (2012) - Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Eça de Queirós no ano letivo 2011-2012. Relatório de Estágio. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: O presente relatório tem por objetivo analisar o processo de estágio pedagógico desenvolvido no ano letivo 2011/2012, integrado no Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Esta atividade foi realizada na Escola Secundária Eça de Queirós, e teve como referência o guia de estágio pedagógico, no qual estão explícitos os objetivos gerais e específicos, relativos a quatro áreas de intervenção: Organização e Gestão do Ensino e da Aprendizagem (Área 1), Inovação e Investigação Pedagógica (Área 2), Participação na Escola (Área 3) e Relação com a Comunidade (Área 4), às quais se acrescenta, neste relatório, a contextualização. Neste relatório pode-se observar uma contextualização que dá a conhecer o meio em que o estágio se insere, e a influência deste contexto (Escola, Grupo de Educação Física e Turma) para a função docente. Desta função, foco a importância da aquisição do conhecimento no que diz respeito a todo o planeamento, bem como a otimização do processo de ensino-aprendizagem em várias matérias. Pode-se observar um estudo que se baseou na análise quantitativa da aptidão física, alimentação e atividade física dos alunos da Escola Secundária Eça de Queirós, e que foi o despoletar da elaboração e implementação de uma ação de Educação para a Saúde. Ainda no que diz respeito a este tipo de atividades, devo salientar o “Encontro de Gerações”. De igual importância foi a coadjuvação do Desporto Escolar, a análise crítica da organização da escola (através da análise documental) e o acompanhamento da Direção de Turma, onde se inclui a elaboração do estudo de turma. O estágio desenvolve-se de forma simultânea nas várias áreas, e são muitas as pontes que se formam entre os projetos e funções assumidas.
Descrição: Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/7465
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório Final de Estágio.pdf469,71 kBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.